De assédio a afastamento de Bianca Bin: a nova Dona Beja tropeçou em tudo que não podia
Produção que marca a estreia da Max no campo das novelas virou dor de cabeça nos bastidores
O número de problemas nos bastidores da nova Dona Beja por si só renderia uma outra novela de vários capítulos. Lá no início, quando o projeto foi implantado pelo departamento de produções da Max sob o guarda-chuva de Silvio de Abreu, nunca se imaginou que a quantidade de tropeços fosse chegar a tantos, mesmo considerando o fato de ser um projeto audacioso que marca a entrada da plataforma no mercado de novelas.
O portal LeoDias já escancarou uma série de ocorrências que atrapalharam as gravações desde o seu início, mas parece que os problemas só aumentam. Visto isso, vamos voltar no tempo e relembrar tudo o que já aconteceu até aqui.
Em março, um caso de assédio envolvendo uma figurante escandalizou os bastidores de Dona Beja. Na ocasião, o jornal O Globo trouxe poucos detalhes do assunto, até para preservar a vítima, mas informou que o ocorrido foi em Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro. A empresa não quis comentar o caso.
Em meio a isso, alguns transtornos envolvendo atores e produção. O atraso na entrega e capítulos e algumas logísticas afetaram o andamento das gravações, causando estresses nos artistas, que se queixaram de cancelamentos de diárias em cima da hora.
Bianca Bin, a intérprete da grande vilã da história, reclamou das condições insalubres de trabalho. Dias depois, ela foi afastada do trabalho, comprometendo todo o cronograma planejado. A volta de Bianca Bin aconteceu uma semana depois, com uma carta de pedido de desculpa aos colegas.
Contudo, a personagem teve seu destino alterado pelos roteiristas e a atriz deixou o projeto antes do previsto, sendo substituída por uma figurante em cenas que não demandava mostrar o rosto da personagem. O recurso de câmera subjetiva passou a ser adotado pela direção como alternativa.
Para economizar, a produção de Dona Beja dispunha de apenas um horário de refeição, do meio para o final da tarde, como um “almojanta”. A escolha de um diretor português (Hugo de Souza), com métodos de trabalho completamente diferentes da nossa cultura da área, também foi um ponto de desagrado entre os atores.
O local onde é gravado Dona Beja passou por algumas reformas de adaptação. Para se ter ideia, o guarda-roupa, local em que fica concentrado todo o figurino da produção, foi desmontado para virar um camarim e atender melhor a demanda com os artistas. O guarda-roupa, no entanto, foi parar dentro de um contender.
No mais recente escândalo, o diretor artístico Erick Andrade não renovou o contrato para continuar tocando o projeto. O clima dos bastidores, segundo a coluna “Play”, d”/O Globo, é de insatisfação, pois a novela tem se estendido para muito além do prazo estipulado no início do contrato, atrapalhando compromissos.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.