Sindicato dos artistas entra na justiça contra Globo por direito de imagens. Entenda!
Segundo a entidade, emissora deveria pagar mais a ex-contratados por reprises de novelas
O valor pago aos atores pelas reprises das novelas da Rede Globo não tem agradado, a ponto do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio (Sated/RJ) entrar na Justiça contra a emissora. Sem contrato fixo com o canal desde o ano passado, o ator Mateus Solano, nesta quarta-feira (3/7), utilizou suas redes sociais para debater publicamente o assunto.
A novela Viver a Vida (2009) vai ser exibida novamente e Solano interpretou um dos protagonistas no folhetim. Intrigado, ele contestou. “Quanto será que o Canal Viva vai faturar? E nós, os intérpretes? Direito autoral não é favor”, ponderou.
Veja as fotos
Leia Também
Segundo o presidente do Sated/RJ, Hugo Gross, em entrevista ao portal f5, da Folha de São Paulo, o trabalho e direito autoral são “irrenunciáveis”. “Eles vêm tratando com muito desdém os profissionais que fizeram a emissora ser campeã de audiência”, disse. Ele também afirma que o sindicato fará o possível, dentro do âmbito judicial, para lutar pelos direitos dos artistas.
Após o caso repercutir pelas redes sociais e outros colegas ex-globais, como Tuca Andrada e Sérgio Marone, apoiarem Mateus, a TV Globo se pronunciou e enfatizou que nunca deixa de pagar os artistas pelos direitos de imagens em novelas. Porém, não chegou a falar sobre a possibilidade de reajustar os valores.
“A TV Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora”, dizia a nota.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.