Ao vivo
Caso Maidê Mahl: hospital divulga boletim após primeiras horas de internação Relatório preliminar sobre acidente da Voepass é divulgado Gato Preto se desespera após pedido de prisão e corre para pagar pensão atrasada Reposição hormonal faz Maya Massafera parar no hospital. Entenda!
Caso Maidê Mahl: hospital divulga boletim após primeiras horas de internação Relatório preliminar sobre acidente da Voepass é divulgado Gato Preto se desespera após pedido de prisão e corre para pagar pensão atrasada Reposição hormonal faz Maya Massafera parar no hospital. Entenda!

Luana Andrade: Psicóloga fala sobre pressão estética na busca por corpo perfeito

Na última terça-feira (7/11), o Brasil foi surpreendido com a morte precoce de Luana Andrade, que perdeu a vida durante uma cirurgia de lipo nos joelhos

Tem se tornado cada vez mais comum ver famosos compartilhando nas redes sociais que realizaram procedimentos estéticos, cirurgias plásticas, entre outros. Na última terça-feira (7/11), o Brasil foi surpreendido com a morte precoce da assistente de palco do SBT, Luana Andrade, de 29 anos, que perdeu a vida devido uma embolia pulmonar seguida de quatro paradas cardiorrespiratórias, ao realizar uma lipoaspiração nos joelhos. O portal LeoDias conversou com a psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental, Rosângela Casseano, sobre o quanto a saúde mental  está relacionada à busca incessante dos famosos pelo corpo perfeito e o poder de influência das redes sociais na tomada de decisão quando se fala de estética.

Sobre a romantização de procedimentos cirúrgicos e o compartilhamento de resultados de cirurgias plásticas nas redes sociais, a especialista afirma que esse tipo de conteúdo tem um grande poder de influência sobre as pessoas, que muitas das vezes se submetem aos procedimentos, mesmo quando não há necessidade ou recomendação médica. 

“O compartilhamento de resultados de cirurgias plásticas nas redes sociais pode influenciar algumas pessoas a considerar procedimentos cirúrgicos, mesmo que não haja necessidade médica para isso. Isso ocorre porque as redes sociais podem criar um ambiente de comparação e pressão social, levando as pessoas a buscar a perfeição estética como forma de validação e aceitação”, iniciou a profissional em psicologia, Rosângela Casseano.

“No entanto, é importante lembrar que cada indivíduo é único, e a decisão de realizar uma cirurgia deve ser baseada em necessidades pessoais e orientação médica adequada. Mas sem dúvida mesmo antes da internet sempre houve um apelo por um padrão perfeito de corpo e estética e obviamente a cada tempo/era perfis novos vão surgindo e sempre houve essa busca para se estar no padrão com a expectativa de ser aceita e fazer parte”, completou.

Questionada se é possível afirmar que pessoas que realizam cirurgias plásticas de forma recorrente pode estar sofrendo de algum problema psicológico que causa a distorção da própria imagem, a psicóloga explica:  “Sim é possível afirmarmos que pessoas que realizam cirurgias plásticas de forma recorrente, estando ou não dentro do padrão estético, podem estar sofrendo problemas psicológicos relacionados a auto imagem, como a dismorfia corporal (distorção da imagem corporal), pois essa insatisfação constante e a busca incansável pelo corpo perfeito podem indicar uma preocupação excessiva com a aparência e uma baixa autoestima, é muito grave, pois é uma doença somatoforme, ou seja, o paciente apresenta queixas e sintomas, que os médicos não conseguem detectá-la em exames”.
 

Diariamente influenciadores, celebridades e artistas são alvos de críticas por parte dos próprios seguidores nas redes sociais, na maioria das vezes relacionadas a comportamento e aparência. Questionada se as críticas dos internautas podem ser responsáveis por essa busca incessante dos famosos pelo corpo perfeito, Rosângela disse: “Os julgamentos e críticas nas redes sociais podem contribuir para a busca incessante pelo corpo perfeito. A exposição pública dos famosos faz com que eles estejam mais suscetíveis a receber comentários negativos sobre sua aparência e comportamento. Isso pode aumentar a pressão para se encaixarem em padrões estéticos idealizados, levando algumas pessoas a adotar comportamentos de risco para alcançar essas expectativas. É importante lembrar que ninguém é perfeito e que não devemos basear nossa autoestima na opinião dos outros”.
 

Sobre o tratamento mais indicado para casos de distorção de imagem, aumento da auto-estima, a especialista afirma: “Através da terapia, é possível auxiliar uma pessoa a desenvolver uma visão mais saudável sobre o próprio corpo e sua aparência. O trabalho terapêutico pode envolver o fortalecimento da autoestima, a desconstrução de padrões de beleza irreais e a promoção de uma imagem corporal positiva. Também podem ser explorados possíveis problemas emocionais, como ansiedade e depressão, que podem estar relacionados à busca incessante pela perfeição. Cada indivíduo é único, por isso, o processo terapêutico é personalizado e adaptado às necessidades específicas de cada pessoa”, finalizou a CEO da PsicoPass, psicóloga e terapeuta, Rosângela Casseano.
 

Veja as fotos

Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.