Festival de Veneza revela line-up com Julia Roberts, Emma Stone e Jude Law
Fernanda Torres integra o júri da prestigiada mostra, que traz histórias que vão de escândalos acadêmicos a dramas geopolíticos

A 82ª edição do Festival de Cinema de Veneza promete agitar o cenário internacional entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro, reunindo produções de diretores consagrados, atuações estreladas e temas que dialogam diretamente com o mundo contemporâneo. A lista oficial dos filmes concorrentes ao Leão de Ouro foi divulgada nesta terça-feira (22/7), em coletiva do diretor artístico Alberto Barbera, e traz nomes de peso como Julia Roberts, George Clooney, Emma Stone, Dwayne Johnson, Cate Blanchett, Idris Elba e Jude Law.
O festival, considerado o mais antigo da Europa e tradicional termômetro para o Oscar, será aberto com a estreia mundial de “La Grazia”, novo trabalho do italiano Paolo Sorrentino, protagonizado por Toni Servillo e Anna Ferzetti. Já o júri da mostra principal será presidido pelo americano Alexander Payne e contará com a presença da atriz brasileira Fernanda Torres, que retorna ao festival após o sucesso de “Ainda Estou Aqui”.
Veja as fotos
Entre os filmes mais aguardados da competição estão “Bugonia”, com Emma Stone e direção de Yorgos Lanthimos, que retorna ao festival dois anos após o sucesso de “Pobres Criaturas”; “Frankenstein”, de Guillermo del Toro, com Oscar Isaac, Christoph Waltz e Mia Goth; e “The Smashing Machine”, drama esportivo de Benny Safdie que traz Dwayne Johnson como o lutador de MMA Mark Kerr.
Outro destaque é “The Voice of Hind Rajab”, do tunisiano Kaouther Ben Hania, que aborda a morte de uma menina palestina durante um bombardeio em Gaza, tema que promete gerar comoção e debate político. Jude Law, por sua vez, encarna Vladimir Putin em “O Mago do Kremlin”, adaptação do livro de Giuliano da Empoli dirigida por Olivier Assayas.
A atriz Julia Roberts fará sua estreia no festival fora de competição com “After the Hunt”, thriller psicológico de Luca Guadagnino sobre um escândalo de assédio sexual no meio universitário. Fora da disputa principal também estão “Dead Man’s Wire”, de Gus Van Sant, com Al Pacino, e o documentário “Marc by Sofia”, no qual Sofia Coppola revisita sua amizade com o estilista Marc Jacobs.
Dos 21 filmes que disputam o Leão de Ouro, seis são dirigidos por mulheres, reforçando a presença feminina na mostra. Estão entre elas Kathryn Bigelow, com o thriller político “House of Dynamite”; Valérie Donzelli, com “À pied d’Oeuvre”; e Mona Fastvold, que dirige “The Testament of Ann Lee”, protagonizado por Amanda Seyfried.
Apesar de nenhum filme brasileiro ter sido selecionado para a mostra principal, a presença de Fernanda Torres no júri reforça o prestígio do cinema nacional na cena internacional.
Com sua combinação de glamour, engajamento político e inovações narrativas, o Festival de Veneza reafirma seu papel como vitrine essencial para o cinema autoral e plataforma para campanhas de premiações.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.