Artur Jorge não vai permanecer no Botafogo para 2025
O treinador português, campeão da Libertadores e do Brasileirão, está muito próximo de acertar um contrato com o Al-Rayyan, do Catar
Artur Jorge não será o treinador do Botafogo na temporada de 2025. O português, campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro pelo Glorioso em 2024, tem um acordo encaminhado com o Al-Rayyan, clube do Catar onde atua o brasileiro Roger Guedes.
O treinador tinha contrato com o Botafogo até o final de 2025, mas o clube catari vai pagar a multa rescisória no valor de 2 milhões de euros (R$ 12,9 milhões) – último obstáculo para a assinatura do contrato de Artur Jorge -.
Veja as fotos
Sondagens e repercussão
Após a eliminação do Botafogo na Copa Intercontinental, para o Pachuca (MEX), veio à tona o interesse de clubes da Europa e do mundo árabe na contratação do treinador.
Segundo o jornalista Diogo Dantas, o profissional e seu staff ficaram incomodados com a postura do dono do Botafogo, John Textor, ao final da temporada. Na opinião deles, um primeiro contato sinalizando interesse para a permanência na próxima temporada poderia ter acontecido ainda no Catar, onde o clube jogou o torneio Intercontinental.
Segundo o GE, o Al-Rayyan, do Catar, se interessou em pagar até três vezes mais do que Artur Jorge recebe no Botafogo. Em entrevista ao jornal português “A Bola”, o treinador abriu o jogo sobre as propostas, revelou que realmente são “muito tentadoras do ponto de vista financeiro” e que elas já existem desde a semifinal da Libertadores.
O jornalista André Hernan divulgou uma entrevista com o agente de Artur, que revelou as propostas por ele: eram três, mas uma caiu após o título da Libertadores, sendo que todas elas foram repassadas ao staff do clube alvinegro – informação divergente da nota oficial liberada pelo próprio clube, antes da divulgação da entrevista -.
O Botafogo se pronunciou, na tarde da segunda-feira (16/12), sobre as especulações em torno de Artur Jorge. Em nota oficial, o clube afirmou que “não deu seu consentimento a nenhum clube” para negociar com o treinador e sinalizou o interesse “que os próximos passos nesta questão sejam resolvidos internamente entre as partes envolvidas”.
Em meio às propostas, outro ponto causou atrito interno no Botafogo: o interesse de Artur Jorge em levar o meia Savarino junto a ele para o futebol catari.
Artur Jorge já tem um salário alto para os padrões do futebol brasileiro e ele também recebeu um bônus milionário pelas conquistas de 2024 – no total, o valor repassado a ele e sua comissão técnica chegou ao total de R$ 17,1 milhões pelos títulos do Brasileirão e da Libertadores.
O Botafogo deixou bem claro que tinha a intenção de seguir com o treinador e seu staff, mesmo com queixas sobre as atitudes de Artur Jorge. O clube sinalizou até mesmo a intenção de uma renovação de contrato, que iria até dezembro de 2025, podendo dar uma valorização salarial ao português e sua comissão técnica..
Apesar disso, o Botafogo decidiu não fazer nenhuma loucura para mantê-lo, assim como aconteceu com Luís Castro, no ano passado, que saiu para o mundo árabe após uma proposta quando tinha contrato com o Glorioso. A ideia é aproveitar o sucesso da temporada 2024 para pagar dívidas, vender seus ativos, e reformular o elenco.
Artur Jorge chegou ao Botafogo em abril de 2024, comandando o clube em 55 jogos. No total, foram 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas, com dois títulos conquistados: a CONMEBOL Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.