Barrichello comemora volta do Brasil à F1 e deseja sorte a Bortoleto: “Emocionado”
Depois de sete anos, o Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1 e Rubens Barrichello comemorou
O Brasil terá um piloto titular na Fórmula 1 depois de sete anos e um dos nomes históricos do automobilismo brasileiro, Rubens Barrichello, fez questão de comemorar o momento, afirmando que “não vê a hora” de ver Gabriel Bortoleto pilotando pela Sauber em 2025. Em contato com o portal LeoDias, ele detalhou a emoção.
“Eu estou como todos os brasileiros. Estou super feliz. Não vejo a hora do Gabriel estrear para a gente voltar a poder torcer por um brasileiro na Fórmula 1”, disse Rubinho ao portal LeoDias. “Sou parte do povo que está super emocionado e feliz”, completou.
Veja as fotos
Rubinho e a Fórmula 1
Rubens Barrichello é o piloto brasileiro que mais guiou um carro de Fórmula 1 na história, sendo 326 corridas ao longo de 28 anos na categoria. Rubinho também carrega um cartel de 11 vitórias e dois vice-campeonatos, sendo ainda o segundo brasileiro com mais pódios (68), atrás apenas de Ayrton Senna.
Barrichello também foi o último brasileiro a conseguir uma vitória na categoria, em 2009. Pilotando a Brawn GP, ele venceu o GP da Itália pela terceira vez – anteriormente, haviam sido duas vitórias pela Ferrari -.
Gabriel Bortoleto completou 20 anos em outubro e é uma das grandes revelações do automobilismo mundial. Em 2022, em seu ano de estreia na Fórmula 3, ele fez um campeonato brilhante e conquistou o título com antecedência, o que lhe rendeu um contrato para a Fórmula 2 – último degrau de acesso para a F1 -.
Em 2023, sua primeira temporada na F2, Gabriel Bortoleto tem mostrado o seu talento e lidera o campeonato, o que despertou interesse de equipes da Fórmula 1. Desde julho, o brasileiro vinha sendo especulado na Sauber e os boatos ficaram ainda mais fortes depois do GP de São Paulo, no último final de semana.
O Motosport.com chegou a adiantar o acerto de Bortoleto com a equipe, que foi confirmado nesta quarta-feira (6/11), em post nas redes sociais. O brasileiro vai substituir o experiente finlandês Valtteri Bottas e fará dupla com outro nome já conhecido no grid da F1, o alemão Nico Hulkenberg.
O jovem paulista será o 33º brasileiro a correr na Fórmula 1. O último brasileiro a estrear como piloto titular na categoria foi Felipe Nasr, justamente na Sauber, realizando duas temporadas entre 2015 e 2016.
A Fórmula 1 tem uma história de 74 anos, sendo a primeira corrida realizada no ano de 1950. O primeiro brasileiro a guiar um carro na categoria foi Chico Landi, em 1951, e desde então o Brasil se tornou o sexto país com mais representantes, atrás apenas de Inglaterra, Itália, França, Estados Unidos e Alemanha.
Em questão de conquistas, o primeiro a conseguir um pódio e uma vitória foi Emerson Fittipaldi, que entrou na F1 em 1970. Ele também foi o primeiro brasileiro a conquistar um título, nos anos de 1972 e 1974. O Brasil é o terceiro com mais títulos, com oito, atrás apenas da Inglaterra, com 20, e da Alemanha, com 12 – além do bicampeonato de Emerson, são três conquistas de Nelson Piquet e Ayrton Senna -.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.