Gabriel Bortoleto assina contrato com Sauber e Brasil volta à F1 depois de 7 anos
Desde 2017, com Felipe Massa, o Brasil não tinha um representante no grid da Fórmula 1
Em 2025, o brasileiro fã de Fórmula 1 terá novamente um piloto do país para torcer. Gabriel Bortoleto, jovem promessa do automobilismo tupiniquim, foi anunciado como novo piloto da Sauber, a partir da próxima temporada.
Foram sete anos de espera na Fórmula 1 brasileira, desde que Felipe Massa deixou o grid, em 2017. Nós chegamos a ter Pietro Fittipaldi disputando duas corridas na temporada de 2020, substituindo Romain Grosjean na Haas, mas só agora com Bortoleto teremos novamente um brasileiro como piloto titular de uma equipe.
Veja as fotos
Bortoleto e o Brasil na F1
Gabriel Bortoleto completou 20 anos em outubro e é uma das grandes revelações do automobilismo mundial. Em 2022, em seu ano de estreia na Fórmula 3, ele fez um campeonato brilhante e conquistou o título com antecedência, o que lhe rendeu um contrato para a Fórmula 2 – último degrau de acesso para a F1 -.
Em 2023, sua primeira temporada na F2, Gabriel Bortoleto tem mostrado o seu talento e lidera o campeonato, o que despertou o interesse de equipes da Fórmula 1. Desde julho, o brasileiro vinha sendo especulado na Sauber e os boatos ficaram ainda mais fortes depois do GP de São Paulo, no último final de semana.
O Motosport.com chegou a adiantar o acerto de Bortoleto com a equipe, que foi confirmado nesta quarta-feira (6/11), em post nas redes sociais. O brasileiro vai substituir o experiente finlandês Valtteri Bottas e fará dupla com outro nome já conhecido no grid da F1, o alemão Nico Hulkenberg.
BREAKING: Gabriel Bortoleto signs multi-year deal with Kick Sauber
The @formula2 championship leader will graduate to F1 in 2025!#F1 pic.twitter.com/KvNILcGEVy
— Formula 1 (@F1) November 6, 2024
Para acertar com a Sauber, Bortoleto teve de rescindir seu vínculo com a Academia de Pilotos da McLaren, da qual tinha acertado um contrato em outubro do ano passado: “Gabriel Bortoleto será liberado do programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren no fim da temporada 2024 para perseguir uma nova oportunidade na carreira dele”, anunciou a equipe no X (antigo Twitter).
Um nome importante para o acerto desse negócio foi o bicampeão Fernando Alonso, experiente piloto da categoria que agencia a carreira de Bortoleto há dois anos, por meio da empresa A14, fundada pelo espanhol.
Gabriel Bortoleto precisa de 40 pontos na superlicença (documento exigido para correr na F1) e atualmente está com 30, mas mesmo que não leve o título da Fórmula 2, ele conseguirá a pontuação restante ficando em até sexto lugar no campeonato.
O jovem paulista será o 33º brasileiro a correr na Fórmula 1. O último brasileiro a estrear como piloto titular na categoria foi Felipe Nasr, justamente na Sauber, realizando duas temporadas entre 2015 e 2016.
A Fórmula 1 tem uma história de 74 anos, sendo a primeira corrida realizada no ano de 1950. O primeiro brasileiro a guiar um carro na categoria foi Chico Landi, em 1951, e desde então o Brasil se tornou o sexto país com mais representantes, atrás apenas de Inglaterra, Itália, França, Estados Unidos e Alemanha.
Em questão de conquistas, o primeiro a conseguir um pódio e uma vitória foi Emerson Fittipaldi, que entrou na F1 em 1970. Ele também foi o primeiro brasileiro a conquistar um título, nos anos de 1972 e 1974. O Brasil é o terceiro com mais títulos, com oito, atrás apenas da Inglaterra, com 20, e da Alemanha, com 12 – além do bicampeonato de Emerson, são três conquistas de Nelson Piquet e Ayrton Senna -.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.