Bola de Ouro: Vini Jr., Gabi Portilho e Tarciane estão entre os indicados
Brasil ainda terá Savinho na disputa pelo prêmio de melhor atleta sub-21 e Arthur Elias para melhor técnico de time feminino
A Revista France Football anunciou nesta quarta-feira (4/9) a lista dos 30 jogadores que irão concorrer ao prêmio Bola de Ouro de melhor atleta do ano. No masculino, Vini Jr. é o representante brasileiro, se destacando como um dos favoritos; já no feminino, serão duas representantes, com Gabi Portilho e Tarciane.
A Bola de Ouro vai premiar os melhores jogadores em atuação no futebol na temporada 2023/24, tanto no masculino, como no feminino, além do melhor atleta sub-21, onde Savinho representará o Brasil.
Veja as fotos
Os técnicos também vão concorrer. No masculino, se destacam o italiano Carlo Ancelotti, campeão da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid, além de Pepe Guardiola, que faturou o tetracampeonato da Premier League (Campeonato Inglês) na última temporada. O Brasil não tem representantes entre os homens, mas Arthur Elias representa o país tupiniquim, concorrendo ao prêmio de melhor técnico de equipe feminina.
Uma surpresa acabou sendo o TOP-10 entre os goleiros, que vão concorrer ao Troféu Yashin, prêmio entregue ao melhor goleiro do Mundo no ano. Pela primeira vez desde que o prêmio começou a ser disputado em 2019, um goleiro brasileiro não estará entre os finalistas. Alisson, do Liverpool (ING) e campeão da primeira edição, além de Ederson, do Manchester City, que ficou em segundo no ano passado, não foram indicados.
Chances dos brasileiros
O principal favorito, sem dúvida nenhuma, é Vinícius Júnior, que fez uma grande temporada pelo Real Madrid, sendo considerado o melhor jogador da última edição da Liga dos Campeões da Europa.
O brasileiro terá no páreo outros concorrentes de peso: o meia inglês Bellingham e o francês Mbappe, parceiros de Real Madrid, Rodri e Foden, do Manchester City, além de Harry Kane, do Bayern de Munique.
Já Savinho, atacante de 20 anos que disputou a última temporada pelo Girona, da Espanha, e partiu para o Manchester City, da Inglaterra, terá um páreo duríssimo para conquistar o Troféu Kopa de melhor atleta sub-21: Lamine Yamal, joia do Barcelona e grande craque da Espanha no título da Eurocopa.
No feminino, Gabi Portilho, atacante do Corinthians e grande destaque da seleção brasileira na prata olímpica, bem como Tarciane, zagueira do Houston Dash, dos Estados Unidos, irão concorrer contra grandes estrelas do futebol internacional, como Ada Hegerberg (Lyon), Alexia Putellas (Barcelona) e Lauren James (Chelsea).
O treinador Arthur Elias, que comandou a seleção brasileira em uma disputa olímpica heróica, conquistando a medalha de prata, terá cinco concorrentes no prêmio de melhor técnico de equipe feminina.
O destaque é para Emma Hayes, comandante do Chelsea e campeã olímpica com a seleção dos Estados Unidos. Além dela, estão no páreo: Sonia Bompastor (Lyon/Chelsea), Jonatan Giraldez (Barcelona/Washington Spirit), Filipa Patao (Benfica) e Sarina Wiegman (seleção inglesa).
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.