O que acontece após a escolha do novo Papa? Veja os próximos passos no Vaticano Saiba quem é Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV
O que acontece após a escolha do novo Papa? Veja os próximos passos no Vaticano Saiba quem é Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV

Conmebol agenda reunião para tratar de racismo após polêmicas com clubes brasileiros

Entidade sul-americana marcou encontro com embaixadores e federações após ofensas a atletas e fala controversa de Domínguez

Whatsapp telegram facebook twitter

          A Conmebol anunciou, nesta quinta-feira (20/3), que realizará uma reunião no próximo dia 27 de março para debater medidas de combate ao racismo e à discriminação no futebol sul-americano. O encontro, que ainda não tem local confirmado, reunirá representantes das federações filiadas e embaixadores dos países membros. A sede da entidade fica em Luque, no Paraguai.

          Segundo comunicado oficial, o objetivo do evento é “abordar e debater as últimas manifestações de racismo, discriminação e violência que afetam o futebol sul-americano. Será uma oportunidade propícia para trocar opiniões e experiências sobre um tema que está no centro das preocupações da Conmebol”.

          Veja as fotos

          Reprodução
          Reprodução
          Reprodução
          Reprodução
          Reprodução
          Reprodução

          A iniciativa ocorre após recentes casos de racismo contra jogadores do Palmeiras Sub-20, em partida contra o Cerro Porteño pela Copa Libertadores da categoria. O clube paraguaio foi punido com jogos com portões fechados, multa de 50 mil dólares e obrigação de promover ações educativas contra o preconceito em suas redes sociais. A CBF e o Governo Brasileiro cobraram investigações da entidade.

          O episódio também acontece em meio à repercussão negativa da declaração do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que durante o sorteio da Libertadores e da Sul-Americana comparou o futebol sem clubes brasileiros a “Tarzan sem Chita”. A fala foi interpretada como racista, já que “Chita” é o nome de uma macaca de histórias clássicas, gerando críticas de clubes como Palmeiras, Bahia e Vasco, além de notas de repúdio dos Ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial e Esporte. Domínguez se desculpou posteriormente pelas redes sociais. A CBF, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o caso.

          “O racismo continua sendo uma questão transversal que afeta diversas áreas da sociedade e impacta os valores do fair play no futebol. Com esta reunião, a CONMEBOL reafirma seu compromisso com a luta contra o racismo, a discriminação e a violência no futebol sul-americano”, concluiu a nota oficial da entidade.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter