É oficial: Brasília lança candidatura à sede da final da Libertadores 2025
A CBF enviou ofício para CONMEBOL com candidatura do estádio Mané Garrincha para a final da próxima Libertadores
A decisão do mais importante torneio do futebol sul-americano pode voltar ao Brasil em 2025. A CBF enviou ofício à CONMEBOL na última terça-feira (10/12), oficializando a candidatura de Brasília como sede da final da Libertadores. O vencedor deve ser anunciado no início do ano que vem.
O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, já havia anunciado após o sorteio do Mundial de Clubes que a capital federal havia sinalizado como uma das possíveis sedes, revelando ainda que Montevidéu, no Uruguai, também estaria no páreo.
Veja as fotos
Final em Brasília
Apesar dos clubes do Distrito Federal nunca terem sequer disputado a Libertadores, Brasília aparece como uma potencial candidata à próxima final do torneio e tem destaques importantes para atrair a CONMEBOL.
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek surge como um grande trunfo. O local foi escolhido como o 5º melhor aeroporto do mundo em ranking da AirHelp Score. Além disso, a malha aérea da capital federal é mais viável entre cidades brasileiras e do continente sul-americano em geral. A estrutura de hotéis em Brasília também é outro ponto a favor.
“Brasília é uma das melhores cidades para receber a principal competição entre clubes da América do Sul. A capital brasileira une uma série de fatores importantes, como segurança, rede hoteleira, malha aérea e a grandeza do Mané Garrincha, para realizarmos a melhor final de Libertadores já organizada”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
O estádio Mané Garrincha é um dos mais modernos do Brasil e o segundo maior em capacidade de público (72.788). Com a falta de clubes locais nas três primeiras divisões do futebol brasileiro, a arena não gera conflitos de datas, como foi com a final no Maracanã, no ano passado – outro ponto a favor de Brasília.
Reformado para a Copa do Mundo de 2014, o estádio está acostumado a sediar grandes jogos. Em 2013, recebeu a Copa das Confederações, e no ano seguinte foi junto ao Maracanã a arena que mais recebeu partidas da Copa do Mundo – sete no total. Além disso, já passaram pelo Mané Garrincha os Jogos Olímpicos Rio 2016, Copa do Mundo Sub-17 e Copa América de 2021.
Nos últimos seis anos, apenas o Brasil venceu a Libertadores e por duas vezes a final foi disputada no país – ambas no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em 2021, o Palmeiras superou o Santos e em 2023, o Fluminense conquistou a taça sobre o Boca Juniors, da Argentina.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.