Eleições na CBF: Palmeiras não apoia documento por reformas e aparece na chapa de Xaud
Clube alviverde foi um dos dois a não subscrever documento que pede mudanças no futebol brasileiro; eleição para presidência da entidade ocorre no domingo

O Palmeiras foi um dos dois clubes com direito a voto que não assinaram a lista de exigências enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta semana. O manifesto, articulado em conjunto por agremiações da Liga Futebol União (LFU) e da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), foi subscrito por 38 dos 40 clubes das Séries A e B. Apenas Palmeiras e Remo ficaram de fora.
O documento entregue à CBF cobra mudanças estruturais na gestão da entidade e propõe ações como a reformulação do processo eleitoral e o apoio formal à criação de uma liga independente. a nota assinada pelas demais equipes. “O futuro do futebol brasileiro é inegociável para nós. E os Clubes brasileiros estão juntos, mobilizados e conscientes de que este momento, de mais uma eleição conturbada para a escolha da próxima liderança à frente da Confederação Brasileira de Futebol, demanda ações e medidas objetivas de transformação, transparência e modernização do nosso futebol”, diz a nota assinada pelos demais equipes
Veja as fotos
De acordo com apuração do Estadão, o motivo da ausência do Palmeiras na lista tem relação direta com o apoio do clube à candidatura de Samir Xaud à presidência da CBF. Internamente, a avaliação da diretoria alviverde é de que não seria o momento adequado para se estabelecer cobranças públicas, considerando a proximidade da eleição marcada para o próximo domingo (26/5). A posição do Palmeiras é de que o futuro dirigente precisa de um ambiente estável para iniciar a gestão e implementar as metas propostas.
Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, é o único candidato no pleito convocado por Fernando Sarney, interventor nomeado pela Justiça do Rio de Janeiro após o afastamento de Ednaldo Rodrigues. O dirigente conseguiu reunir o apoio necessário de 25 federações e 10 clubes para validar sua candidatura. Apenas dez clubes das Séries A e B endossaram a chapa: Palmeiras, Botafogo, Vasco, Grêmio, CRB, Criciúma, Amazonas, Paysandu, Remo e Volta Redonda.
Já Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, embora tenha obtido apoio de 30 clubes, não formalizou candidatura por não alcançar o mínimo de oito federações estaduais exigido pelo estatuto da CBF.
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, aliada de Ednaldo Rodrigues até o início do processo eleitoral, declarou mais recentemente que Xaud é quem apresentou “as melhores propostas”. Parte da equipe de Ednaldo, incluindo o próprio Fernando Sarney, permanecerá na nova gestão, que deve ser formalizada com a aclamação de Xaud neste fim de semana.
Ednaldo Rodrigues, afastado pela Justiça do Rio de Janeiro sob suspeita de fraude documental relacionada ao acordo que o reconduziu à presidência da CBF em fevereiro, anunciou na segunda-feira (19/5) que desistiu de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e abriu mão de tentar retornar ao cargo. Em março, ele havia sido reeleito com votos unânimes dos 40 clubes votantes e das 27 federações estaduais.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora naVivaSorte! Acesse:https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.