Em ato racista, lutador negro é agredido com voadora por estar “abraçado com mulher branca”
Homem que cometeu a agressão admitiu não ter problemas psiquiátricos e reforçou que a agressão foi por estar “estressado”
Uma estação da CPTM, em São Caetano do Sul (SP), foi palco de um ato racista na quarta-feira (15/5). O lutador da seleção brasileira de taekwondo, Gabriel Campolina, mais conhecido como Mussum, foi agredido covardemente com uma voadora nas costas. O “motivo”? Ele estava abraçado com uma mulher branca.
Segundo o jornalista Demétrio Vecchioli, o agressor é Matheus Cerqueira Santos, preso em flagrante por lesão corporal e injúria racial. Gabriel disse que logo após levar a voadora, o homem continuou lhe agredindo e puxando seu cabelo, além de exclamar insultos racistas.
Veja as fotos
Como foi a confusão
Tudo aconteceu porque Gabriel estava sentado na escada da estação, ao lado de Sabrina Soares dos Reis Santos, uma amiga. “A gente estava um do lado do outro quando, do nada, eu senti a voadora. Achei que alguém tinha caído em cima da gente, quando olhei para trás, ele começou a me bater, puxou meu cabelo”, disse.
Gabriel, que é faixa preta em taekwondo – luta coreana -, conseguiu revidar as agressões com uma joelhada no rosto que deixou Matheus tonto, logo em seguida ele correu e o lutador foi atrás, conseguindo o alcançar na catraca.
“Lá [na catraca] ele virou para mim e falou que eu estava me fazendo de vítima. E disse assim: ‘Você é preto e estava abraçado com uma pessoa branca'” relata Gabriel.
Em depoimento à polícia, Sabrina relatou que o agressor ainda disse para ela: “Você não tem vergonha de estar com um cara negro?”. Gabriel relatou que não conseguiu se segurar e então deu um chute em Matheus.
“Quando eu dei joelhada, eu só pensei que eu estava ferrado, que ia acabar sobrando para mim. Quando ele falou isso, que eu não poderia estar abraçado com uma pessoa branca, aí eu reagi”, contou Gabriel.
O público na estação que presenciou os insultos racistas de Matheus o agrediram no chão da estação e os guardas municipais tiveram que agir, aumentando o policiamento no local. Depois de linchado, o homem ainda falou para um homem negro que filmava: “Olha a palma da sua mão, você sabe o que você é”.
Aliás, Matheus não teve problemas para reconhecer o ato quando foi levado à delegacia. O agressor informou que não tem nenhum problema psiquiátrico, nem toma remédios e reforçou que agrediu Gabriel por estar “estressado”.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.