Ex-presidente de clube espanhol ataca Vinícius Júnior: “Pessoa de m#rda”
O dirigente relatou que Vinícius Júnior é um “verdadeiro imigrante” e criticou postura do brasileiro em caso de racismo
Vinícius Júnior voltou a incomodar dirigentes do futebol espanhol e, desta vez, o ex-presidente do Valencia, Paico Roig, detonou a postura do atleta brasileiro ao relembrar o episódio de racismo que gerou a prisão de três torcedores do clube.
“Ele [Vinicius Jr] será um grande jogador, mas ele é um merda como pessoa”, declarou o dirigente, que ainda acrescentou: “Eu fui à América do Sul 20 ou 30 vezes e nunca aconteceu nada comigo. Eu vou lá com humildade e falo com carinho. Eu não posso ir lá dizendo que sou o conquistador. Esse cara não pode ser assim”, disse Paco Raig, presidente do Valencia entre 1994 e 1997, em entrevista ao site espanhol Relevo.
Veja as fotos
Racismo e relativização
Vinícius Júnior foi alvo de racismo durante partida contra o Valencia, no estádio Mestalla, em maio do ano passado. O caso ficou marcado pela forma em que se decorreu, desde o brasileiro paralisando a partida para denunciar os insultos, até a condenação de três torcedores a oito anos de prisão, em decisão inédita na Justiça espanhola.
Ao relembrar o caso, Paco sugeriu que Vini Jr. não teria sido vítima de insultos racistas: Ele [Vinicius Jr] escalou a cerca no Mestalla e disse ‘você me chamou de filho da puta’. Eu estava no Mestalla naquele dia com meu neto e meu filho. Eu pensei que o chamavam de macaco. Mas não. E eu perguntei ao meu neto, ‘o que eles estão dizendo?’, e ele respondeu: ‘Eles estão dizendo que [ele é] estúpido’”, disse o dirigente.
Também houveram críticas pesadas ao Real Madrid, do qual o ex-dirigente intitulou o clube como “verdadeiro imigrante”:
“Antes não havia tais problemas ou eu não notava. Romário era meio negro e não tinha problemas (no Valencia). É que em Madri tem esse cara (Vini Jr), que é… eu chamo Madri de ‘Verdadeiro Imigrante’”, disse.
Relembre o caso
Em 21 de maio de 2023, o Valencia recebeu o Real Madrid por partida pela La Liga (Campeonato Espanhol) e aos 24 minutos do segundo tempo, Vinícius Júnior se enfureceu com insultos racistas vindos da arquibancada.
Depois de Vini chamar o árbitro e apontar torcedores na arquibancada que estariam o chamando de “mono” (macaco, em espanhol), se iniciou uma confusão, com jogadores dos dois lados exaltados – foram oito minutos de paralisação..
Vinícius Júnior buscou as autoridades em busca de punições e a liga espanhola fez uma denúncia oficial e os torcedores foram identificados com a ajuda das imagens de câmeras de segurança do estádio.
Em junho, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão pelos atos racistas – decisão inédita na Espanha. Além da cadeia, os homens também terão de pagar multas e estão proibidos de entrar em qualquer estádio de futebol nos próximos dois anos.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.