FIFA inicia escolha de cidades-sede para Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
11 estados e mais o Distrito Federal estão na disputa para sediar jogos do principal torneio de futebol feminino
A Copa do Mundo Feminina no Brasil começou a sair do papel e, em um encontro virtual na última segunda-feira (2/9), representantes da CBF, FIFA e do comitê organizador do torneio começaram o processo para escolher as sedes, com duas novidades na disputa que já contava com 10 candidatos – Natal (RN), com a Arena das Dunas, e Belém (PA), com o estádio Mangueirão.
“A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será um momento histórico não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul, e levará o futebol feminino de seleções ao mais alto nível”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, que acrescentou que a colaboração dos governos e federações estaduais será crucial para a organização bem-sucedida da competição.
Veja as fotos
Escolhas de sedes
Segundo a CBF, a FIFA realizará um processo de escolha ao longo dos próximos meses para avaliar as cidades e estádios propostos como sede. Representantes da entidade máxima do futebol mundial devem vir ao Brasil entre 25 de setembro e 11 de outubro para uma inspeção geral nos estádios, centros de treinamentos, hotéis, além de outras infraestruturas. Outra visita já está programada para novembro, com o mesmo intuito.
A FIFA também vai analisar possíveis locais para as Fan Festivals, bem como o compromisso das cidades-sede com sustentabilidade e com o desenvolvimento do futebol feminino.
Para a disputa do torneio, são exigidos ao menos oito cidades-sede, mas caso às 12 sejam escolhidas pela FIFA, o Brasil repetiria o que foi feito na Copa do Mundo masculina, realizada em 2014.
Cumpridas todas as exigências burocráticas e feitas todas as inspeções, a FIFA elaborará um minucioso relatório de avaliação sobre as cidades-sede. O anúncio final está previsto para o ano que vem.
“Realizaremos um processo claro e transparente para escolher os estádios e cidades-sede deste torneio, como uma continuidade da candidatura”, disse a diretora executiva de Futebol Feminino da FIFA, Sarai Bareman.
“A equipe da FIFA analisará os principais critérios descritos no contrato de organização, em conjunto com a documentação fornecida pelas 12 cidades candidatas a sede e as conclusões das visitas de inspeção. Nosso objetivo é escolher os estádios e cidades-sede mais adequados, equilibrando aspectos técnicos e financeiros com os objetivos de desenvolvimento do futebol feminino”, completou.
Os estádios e cidades candidatas são:
- Belém: Estádio Mangueirão
- Belo Horizonte: Estádio Mineirão
- Brasília: Estádio Mané Garrincha
- Cuiabá: Arena Pantanal
- Fortaleza: Arena Castelão
- Manaus: Arena da Amazônia
- Natal: Arena das Dunas
- Porto Alegre: Estádio Beira-Rio
- Recife: Arena de Pernambuco
- Rio de Janeiro: Estádio do Maracanã
- Salvador: Arena Fonte Nova
- São Paulo: Arena Corinthians
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.