Indignado, Vasco vai ao tribunal para barrar troca de datas na Copa do Brasil
A CBF anunciou mudança de datas para enquadrar as partidas das semifinais com a Data FIFA de outubro, mas Vasco e Corinthians não gostaram
A data dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil virou um grande impasse para a CBF e a diretoria do Vasco está indignada. O clube entende que “Atlético-MG e Flamengo estão sendo beneficiados” com a mudança de datas feita pela entidade e vai buscar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), não descartando ir até a Justiça comum.
Originalmente, as partidas deveriam acontecer em 16 e 17 de outubro, porém a CBF atendeu um pedido de Flamengo e Atlético-MG e os confrontos passaram para os dias 19 e 20 de outubro – Corinthians e Vasco, os outros envolvidos na semifinal, contestam a decisão.
Veja as fotos
Indignação cruzmaltina
O Vasco, por meio do presidente Pedrinho e do diretor de futebol Marcelo Sant’Ana, se posicionou firmemente contra a mudança. O clube recusou o pedido formal da entidade, mesmo assim a data foi remarcada.
“A CBF entrou em contato com o Vasco por meio de um ofício consultando a mudança da data do jogo. Imediatamente, nós negamos dando até uma alternativa de mudança para o dia 16, uma antecipação de um dia, e a CBF ignora completamente a negativa do Vasco e atropela isso”, disse Pedrinho.
Flamengo e Atlético-MG terão jogadores convocados para seleções sul-americanas, incluindo o Brasil, e por isso, são favoráveis à mudança. A Data FIFA se encerra no dia 15 de outubro e os clubes teriam apenas dois dias para contar com seus jogadores na partida da Copa do Brasil – com a mudança, terão quatro.
“O Vasco jogou em uma situação idêntica, tendo alguns jogadores retornando na madrugada do dia do jogo contra o Athletico [nas quartas]. Isso já coloca em dúvida essa tomada de decisão da CBF. O adversário está sendo beneficiado. Só falta o adversário escolher o árbitro do jogo. A CBF perde completamente a credibilidade tomando essa decisão”, indagou o presidente do Vasco.
Ação no STJD
Para impedir a mudança de data, o Vasco vai se basear em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF.
As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas no dia 5 de janeiro e, conforme o regulamento da CBF, “compete à DCO… elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas”.
Perder atleta por Data FIFA não é motivo para mudar dia de jogo, como consta no regulamento: “A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições”;
As partes que podem pedir mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. O Vasco alega que o pedido veio dos visitantes.
Caso não obtenha um resultado favorável na Justiça desportiva, o cruzmaltino pretende buscar a Justiça comum.
A primeira partida das semifinais ocorre na próxima quarta-feira (2/10), ambas no mesmo dia. Na volta, Vasco e Galo se enfrentam no dia 19 de outubro, e Corinthians e Flamengo no dia 20.
JOGOS DE IDA:
2 de outubro
19h15 – Atlético-MG x Vasco
21h45 – Flamengo x Corinthians
JOGOS DE VOLTA:
20 de outubro
18h30 – Vasco x Atlético-MG
19 de outubro
16h – Corinthians x Flamengo
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.