Jogador que desmaiou em campo teve arritmia detectada em 2014
Juan Izquierdo sofreu um mal súbito durante a partida entre São Paulo e Nacional (URU), pela Libertadores
O zagueiro Juan Izquierdo, atleta do Nacional (URU) que está internado após sofrer uma parada cardíaca durante partida contra o São Paulo, teve uma arritmia detectada há 10 anos, em exames quando atuava pelo Atlético Cerro (URU). A informação foi divulgada por Sebastián Bauzá, secretário de Esporte do Uruguai.
“Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, revelou o secretário, em entrevista no programa “Minuto 1”, da rádio Carve Deportiva.
Juan Izquierdo desmaiou após sofrer um mal súbito em meio a partida entre São Paulo e Nacional (URU), pela Libertadores, no MorumBIS, e precisou passar por manobras de ressuscitação, antes de ser encaminhado de ambulância para o hospital, onde deu entrada em “parada cardíaca, de início indeterminado, secundária a uma arritmia”.
Veja as fotos
Arritmia detectada
Uma arritmia cardíaca é um batimento irregular do coração, podendo ser acelerado (taquicardia) ou muito lento (bradicardia).
De acordo Bauzá, os exames que detectaram o problema de Izquierdo foram feitos por meio do programa de governo “Gol para o Futuro”. Segundo o secretário, a detecção da arritmia não impede o atleta de atuar.
“Há que se controlar, e estamos seguros que os médicos dos diferentes clubes por onde ele passou controlaram isso”, disse.
Ainda segundo o secretário, o programa governamental realizou mais de 5.200 exames cardiológicos, no qual 134 deram problemas que foram encaminhados para especialistas.
Situação complicada
Internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última quinta-feira (22/8), o zagueiro uruguaio segue na UTI, dependente de ventilação mecânica e com quadro neurológico crítico, como informado pelo último boletim médico divulgado na noite de segunda (26/8).
Segundo Marta Echarte, cônsul do Uruguai, Juan Izquierdo está em uma situação “praticamente irreversível”.
“Estivemos com (Alejandro) Balbi, o presidente do Nacional, desde o início da manhã e, ultimamente, com a família, a esposa e os pais de Juan e também com os médicos. A situação é muito delicada, praticamente irreversível e estamos esperando para ver o que acontecerá nas próximas 48 horas”, disse.
No último final de semana, Izquierdo teve uma piora no quadro neurológico, onde foi citado pelo boletim médico uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento de pressão intracraniana”. Marta também falou sobre isso:
“A situação realmente não é nada animadora. O dano cerebral é o mais preocupante agora. Conversamos com os médicos e, no início, era um problema cardíaco, uma arritmia cardíaca, mas depois se complicou e houve uma progressão e envolvimento do cérebro, é o que diz o relatório médico. No momento, eles estão lhe dando assistência respiratória”, completou.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.