Libertadores: Visitantes surpreendem, Fla se complica, mas quartas seguem abertas
Dos quatro jogos, apenas o Fluminense venceu como mandante; Fla e Botafogo decepcionaram
A vitória do Peñarol (URU) sobre o Flamengo em pleno Maracanã, na noite da última quinta-feira (19/9), fechou a semana dos jogos de ida pelas quartas de final da Libertadores. Além do clube uruguaio, outros dois visitantes conseguiram segurar seus rivais fora de casa e as vagas para a semifinal seguem em aberto.
O Fluminense foi o único mandante a vencer a primeira partida, com 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã. O São Paulo surpreendeu ao garantir o empate sem gols contra o Botafogo, no Nilton Santos, e completando a rodada, o River Plate, da Argentina, foi até o Chile e empatou com o Colo-Colo, no único duelo que não envolveu brasileiros.
Veja as fotos
Vagas em aberto
Os primeiros brasileiros a entrarem em campo pelas quartas de final da Libertadores foram Fluminense e Atlético-MG, na noite da última quarta-feira (18/9). Com a presença ilustre do cantor britânico Ed Sheeran, os dois clubes não fizeram um jogo muito atrativo.
No primeiro tempo, os dois clubes não criaram grandes e mantiveram o jogo truncado. No intervalo, o clima tenso gerou até uma discussão de Scarpa com o companheiro de time Hulk. Na etapa final, o jogou deu uma melhorada, mas o único gol da partida saiu apenas aos 42 minutos, quando Lima completou de cabeça um cruzamento, após bela jogada e passe de Keno.
No mesmo dia e na mesma cidade, o Botafogo recebeu o São Paulo no estádio Nilton Santos e sufocou o tricolor. A primeira etapa foi de um time só, com o alvinegro desperdiçando uma chance atrás da outra. Luiz Henrique, Igor Jesus, Savarino e Almada tiveram grandes chances para balançar a rede, mas acabaram perdendo – a trave foi um grande algoz do Fogão.
Com o técnico Zubeldía apostando em William Gomes no lugar de um dos principais destaques do clube, o atacante Luciano, o São Paulo apostou nos contra-ataques para tentar algo contra o alvinegro, mas nada efetivo.
Na volta do intervalo, o Botafogo deu uma baixada no ritmo, mas nada que diminuísse o ímpeto de abrir o placar. Com algumas mudanças, o alvinegro teve menos chances e, no final das contas, a chance mais clara de gol acabou sendo do tricolor, com Calleri isolando frente a frente com o goleiro John.
O Flamengo entrou em campo na quinta-feira (19/9) e, de todos os mandantes dessa fase, era quem carregava a maior expectativa. Com um elenco estrelado, o rubro-negro encarou o Peñarol (URU), que atualmente tem faturamento cinco vezes menor que o clube carioca e, consequentemente, nomes menos estrelados.
Sem três de seus principais atacantes – Pedro, Gabigol e Luiz Araújo -, o Flamengo teve dificuldades para criar jogadas ofensivas e, para piorar, logo aos 12 minutos os uruguaios abriram o placar com Cabrera, após jogada de contra-ataque.
O Peñarol, apesar de não ter maior posse de bola, conseguiu aproveitar jogadas de ataque e levou perigo ao rubro-negro, perdendo chances de aumentar o placar. No ataque, o Flamengo era ineficiente, mesmo rodeando a área uruguaia. Nas melhores oportunidades, o goleiro evitou o empate.
O cenário não mudou muito no segundo tempo. O Flamengo permaneceu com maior posse de bola e conseguiu concentrar a partida no campo de ataque, mas não conseguia se aproximar com maior perigo da área e ainda sofria bastante com os contra-ataques dos Carboneros.
Na única partida dessa fase onde não há brasileiros envolvidos, o Colo-Colo, do Chile, recebeu os argentinos do River Plate, um dos favoritos ao título da Libertadores. Jogando como azarão, o clube chileno partiu para cima.
Mesmo com zagueiro argentino, campeão do mundo em 2022, Pezzella abrindo o placar para a equipe tetracampeã da Libertadores, no primeiro tempo, o Colo-Colo conseguiu empatar, com Palacios e teve boas chances para virar a partida.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.