IML conclui causa da morte de Juliana Marins em vulcão na Indonésia Boletim aponta evolução no estado de saúde do Padre Omar após acidente Advogado de Dona Ruth esclarece acordo com familiares das vítimas de acidente
IML conclui causa da morte de Juliana Marins em vulcão na Indonésia Boletim aponta evolução no estado de saúde do Padre Omar após acidente Advogado de Dona Ruth esclarece acordo com familiares das vítimas de acidente

Nova regra da UEFA muda critérios de mando nas fases finais da Champions; entenda

A partir das oitavas de final, times com melhor classificação jogam a segunda partida em casa; nova regra também vale para Liga Europa, Conference e Champions feminina

Whatsapp telegram facebook twitter

Ouvir Notícia

00:00 | 00:00

A partir de 2025/26, os clubes com melhor campanha na fase de grupos da Champions League, Europa League, Conference League e Champions feminina terão a vantagem de jogar em casa a partida de volta dos mata-matas, a partir das oitavas. Essa vantagem será "herdada" pelo clube de pior campanha caso ele elimine um melhor colocado. A UEFA busca, com isso, premiar o desempenho na fase inicial e reduzir o impacto do sorteio.

          A UEFA oficializou uma mudança importante no formato das fases eliminatórias das competições europeias. A partir da temporada 2025/26, os clubes com melhor desempenho na primeira fase da Champions League, Europa League, Conference League e Liga dos Campeões Feminina terão o direito de disputar em casa a partida de volta dos confrontos de mata-mata, a partir das oitavas de final.

          A alteração vale para o novo modelo da Champions, que estreou na edição 2024/25. Até então, mesmo com a nova fase classificatória por pontos corridos entre todos os participantes, o mando de campo da volta nos confrontos eliminatórios era definido por sorteio.

          Veja as fotos

          Reprodução/UEFA
          Aleksander Ceferin, presidente da UEFAReprodução/UEFA
          Reprodução
          Reprodução
          Reprodução/Instagram: @lukamodric
          Luka Modric levanta taça da Champions LeagueReprodução/Instagram: @lukamodric
          O Borussia até tentou, mas ficou de fora da Champions League / Reprodução: Borussia Dortmund
          O Borussia até tentou, mas ficou de fora da Champions League / Reprodução: Borussia DortmundO Borussia até tentou, mas ficou de fora da Champions League / Reprodução: Borussia Dortmund

           

          Impacto direto no mando de campo a partir das oitavas

          Segundo o jornal espanhol Sport, com a mudança, o fator casa na segunda partida passa a ser um benefício atrelado à campanha na fase de liga. A proposta da UEFA é reconhecer o desempenho das equipes na primeira fase, garantindo vantagem esportiva nos jogos decisivos.

          Além disso, a entidade criou um mecanismo que pode transferir esse privilégio: caso um clube de pior campanha elimine outro mais bem colocado, ele “herda” o status de cabeça de chave nas fases seguintes.

          Barcelona foi prejudicado na edição anterior

          Na temporada 2024/25, o Barcelona foi um dos clubes impactados pela antiga regra. Mesmo com a segunda melhor campanha geral – atrás apenas do Liverpool –, o time catalão precisou decidir fora de casa nas quartas de final e na semifinal.

          Na primeira, enfrentou o Borussia Dortmund. Na sequência, caiu diante da Inter de Milão em um confronto equilibrado, decidido apenas na prorrogação, em Milão. Se a nova regra já estivesse em vigor, os dois jogos de volta teriam sido disputados no Estádio Olímpico de Montjuïc, em Barcelona.

          Real Madrid quase foi favorecido com o sorteio

          Enquanto isso, o Real Madrid, que terminou a fase classificatória na 11ª colocação, acabou recebendo o segundo jogo das quartas de final no Santiago Bernabéu. Na ocasião, enfrentou o Arsenal, que havia encerrado a fase inicial na terceira posição.

          A equipe comandada por Carlo Ancelotti perdeu por 3 a 0 no jogo de ida, no Emirates Stadium, mas ainda teve a chance de decidir em casa. No entanto, mesmo com a vantagem do mando, o time foi derrotado novamente, por 2 a 1, e acabou eliminado.

          Aplicação imediata nas competições da UEFA

          A nova norma começa a valer a partir das oitavas de final da temporada 2025/26, embora a fase prévia da Champions já tenha sido iniciada na terça-feira (8/7). A expectativa da UEFA é que a medida traga mais coerência esportiva às fases finais, valorizando o desempenho ao longo do torneio e reduzindo a influência do sorteio na definição dos confrontos.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter