Nova regra da UEFA muda critérios de mando nas fases finais da Champions; entenda
A partir das oitavas de final, times com melhor classificação jogam a segunda partida em casa; nova regra também vale para Liga Europa, Conference e Champions feminina

Ouvir Notícia
A partir de 2025/26, os clubes com melhor campanha na fase de grupos da Champions League, Europa League, Conference League e Champions feminina terão a vantagem de jogar em casa a partida de volta dos mata-matas, a partir das oitavas. Essa vantagem será "herdada" pelo clube de pior campanha caso ele elimine um melhor colocado. A UEFA busca, com isso, premiar o desempenho na fase inicial e reduzir o impacto do sorteio.
A UEFA oficializou uma mudança importante no formato das fases eliminatórias das competições europeias. A partir da temporada 2025/26, os clubes com melhor desempenho na primeira fase da Champions League, Europa League, Conference League e Liga dos Campeões Feminina terão o direito de disputar em casa a partida de volta dos confrontos de mata-mata, a partir das oitavas de final.
A alteração vale para o novo modelo da Champions, que estreou na edição 2024/25. Até então, mesmo com a nova fase classificatória por pontos corridos entre todos os participantes, o mando de campo da volta nos confrontos eliminatórios era definido por sorteio.
Veja as fotos
Impacto direto no mando de campo a partir das oitavas
Segundo o jornal espanhol Sport, com a mudança, o fator casa na segunda partida passa a ser um benefício atrelado à campanha na fase de liga. A proposta da UEFA é reconhecer o desempenho das equipes na primeira fase, garantindo vantagem esportiva nos jogos decisivos.
Além disso, a entidade criou um mecanismo que pode transferir esse privilégio: caso um clube de pior campanha elimine outro mais bem colocado, ele “herda” o status de cabeça de chave nas fases seguintes.
Barcelona foi prejudicado na edição anterior
Na temporada 2024/25, o Barcelona foi um dos clubes impactados pela antiga regra. Mesmo com a segunda melhor campanha geral – atrás apenas do Liverpool –, o time catalão precisou decidir fora de casa nas quartas de final e na semifinal.
Na primeira, enfrentou o Borussia Dortmund. Na sequência, caiu diante da Inter de Milão em um confronto equilibrado, decidido apenas na prorrogação, em Milão. Se a nova regra já estivesse em vigor, os dois jogos de volta teriam sido disputados no Estádio Olímpico de Montjuïc, em Barcelona.
Real Madrid quase foi favorecido com o sorteio
Enquanto isso, o Real Madrid, que terminou a fase classificatória na 11ª colocação, acabou recebendo o segundo jogo das quartas de final no Santiago Bernabéu. Na ocasião, enfrentou o Arsenal, que havia encerrado a fase inicial na terceira posição.
A equipe comandada por Carlo Ancelotti perdeu por 3 a 0 no jogo de ida, no Emirates Stadium, mas ainda teve a chance de decidir em casa. No entanto, mesmo com a vantagem do mando, o time foi derrotado novamente, por 2 a 1, e acabou eliminado.
Aplicação imediata nas competições da UEFA
A nova norma começa a valer a partir das oitavas de final da temporada 2025/26, embora a fase prévia da Champions já tenha sido iniciada na terça-feira (8/7). A expectativa da UEFA é que a medida traga mais coerência esportiva às fases finais, valorizando o desempenho ao longo do torneio e reduzindo a influência do sorteio na definição dos confrontos.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.