Cerca de 40 atletas testaram positivo para Covid-19 durante os jogos, diz OMS
A Organização Mundial da Saúde divulgou números preocupantes sobre a covid-19 durante as Olimpíadas de Paris
As Olimpíadas de Paris já tem ao menos 40 atletas diagnosticados com covid-19 até o momento. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta terça-feira (6/8), e gera preocupação para a organização olímpica.
A entidade de saúde apontou ainda que os casos em Paris refletem um aumento da doença ao redor do mundo.
Veja as fotos
“Nos últimos meses, (…) muitos países sofreram surtos de covid-19, incluindo nos Jogos Olímpicos, onde pelo menos 40 atletas testaram positivo”, explicou a Dra. Maria Van Kerkhove, chefe de preparação para epidemias e pandemias da OMS.
Segundo a profissional, a OMS trabalhou em colaboração com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e “analisou todas as diferentes abordagens que precisam ser implementadas” durante grandes eventos como as Olimpíadas e tomou “as medidas certas”.
Não houve um detalhamento sobre quais atletas teriam sido diagnosticados e nem mesmo um prognóstico de quais esportes ou países foram os mais afetados.
Surto de covid barrou atletas
Mesmo sem os dados divulgados pela OMS, é possível apontar quem estão sendo os mais prejudicados com o surto de covid-19 em Paris: atletas da natação.
A australiana Lani Pallister, favorita à medalha nos 1,500m livre, acabou ficando de fora da final ao ser diagnosticada com coronavírus.
Estadunidenses, britânicos, romenos e australianos foram os mais prejudicados com atletas diagnosticados com a doença. Até mesmo atletas que conquistaram ouro e prata nas competições descobriram posteriormente que estavam com covid-19.
As dificuldades levaram atletas e profissionais da comissão técnica a adotarem as máscaras de proteção, além de carregarem o tradicional álcool em gel.
Porta-voz das Olimpíadas, Anne Descamps esclareceu que os casos da infecção na França estão controlados e todos os atletas que participaram dos jogos foram orientados a se vacinar. Não há um protocolo especial de contenção do avanço da doença.
“O protocolo é que qualquer atleta que tenha testado positivo é obrigado a usar máscara facial e todos devem seguir as melhores práticas para evitar as chances de contágio”, afirmou a diretora-chefe de comunicações da Paris 2024.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.