Turismo em Buíque ganha novo impulso após prisão de Deolane. Saiba tudo!
Antes conhecida pelas belezas naturais e sítios arqueológicos, Buíque agora atrai curiosos e fãs de Deolane, vindos de diversas partes do Brasil
A pequena cidade de Buíque, localizada no agreste pernambucano, sempre foi conhecida por seu patrimônio arqueológico e cultural. Mas, desde a transferência de Deolane Bezerra para a Colônia Penal Feminina do município, no dia 10 de setembro, moradores da região viram a rotina da pacata cidade ser transformada com a chegada de novos turistas, a maioria deles fãs e curiosos sobre o caso da influenciadora.
Com pouco mais de 57 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade, que possui 170 anos de existência e uma área de aproximadamente 1.320 km², tem seu principal ponto turístico no Parque Nacional do Catimbau, que atrai visitantes de todo o mundo em busca de aventura e de conhecimento sobre os vestígios arqueológicos ali preservados.
Veja as fotos
Antes conhecida pelas belezas naturais e sítios arqueológicos, Buíque agora atrai curiosos e fãs da influenciadora, vindos de diversas partes do Brasil.
Em entrevista ao portal LeoDias, um morador da cidade comentou sobre como tem sido a movimentação na região nos últimos dias. “Tem muita gente de fora, do Recife e de todo canto do Nordeste, para ver a Deolane, para fazer a movimentação, porque são fãs. Essa área [frente da penitenciária] fica cheia, bastante gente, principalmente aos fins de semana. O turismo agora mudou, a bola da vez é a mulher, essa Deolane aí. Ela deixou a cidade bastante movimentada”, declarou.
A cidade, apesar dessa recente notoriedade, mantém suas tradições e culturas vivas. Buíque é um território que carrega a força das comunidades tradicionais, com um acervo antropológico significativo. Os remanescentes quilombolas do Mundo Novo já foram reconhecidos pela Fundação Palmares, enquanto as Comunidades do Fasola e da Serra do Catimbau ainda aguardam o reconhecimento.
A presença indígena também é marcante na reserva Kapinawá, cuja aldeia sede, Mina Grande, preserva uma rica gama de expressões culturais, como o toré – uma manifestação de religiosidade ancestral realizada na Gruta Sagrada da Serra da Mina Grande, próxima à divisa com o município de Tupanatinga -.
A cidade continua sendo um destino que encanta tanto pelos seus vestígios arqueológicos, presentes no Parque Nacional do Catimbau, quanto pela rica cultura das comunidades tradicionais e indígenas. Agora, com a nova onda de visitantes, Buíque parece estar redescobrindo seu potencial turístico, mesclando o passado e o presente em um cenário único no interior de Pernambuco.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.