Entenda como é definida a categoria de furacões e seu potencial de destruição
Estudiosos analisam adicionar mais uma escala na lista dos furacões
Desde a última quarta-feira (9/10), os habitantes da Flórida, nos Estados Unidos, ficaram em alerta quanto ao Furacão Milton. Em alguns momentos, os ventos oriundos dele passaram dos 300 quilômetros por hora (km/h). Diante dessa situação, os estudiosos conversam sobre a chance de atualizar o limite da escala adicionando a de número 6 para ventos acima dos 309km/h. Agora, a reportagem do portal LeoDias explica como é definida a categoria de furacões e seu potencial de causar danos.
A NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) divide em 5 as categorias de velocidade de vento e a onda de tempestade (aumento fora do normal do nível do mar depois de uma tempestade) e é batizada como Saffir-Simpson.
Veja as fotos
Leia Também
Essa medida serve para analisar os danos que podem acontecer quando o furacão passar por uma região.
Categoria 1
Aqui os ventos atingem de 119 km/h a 152,8 km/h e as ondas podem aumentar cerca de 1 metro e meio acima do normal. Nesse caso, casas “não ancoradas” podem sofrer com danos, assim como árvores podem ser derrubadas. Estradas costeiras ainda podem ser inundadas, assim como pequenas danificações nas docas.
Categoria 2
Na categoria 2 a ventania vai de 154 km/h até 177 km/h e o aumento de ondas em até 2,4 metros. Telhados, portal e janelas de prédios podem ser danificados, além de árvores, arbustos, placas e docas arrancadas.
Categoria 3
A categoria 3 passa dos 200 km/h, podendo chegar até os 208 km/h. Já as ondas podem subir até 3,6 metros. Casas, armazéns, folhagens das plantas podem ser destruídos. Árvores de grande porte podem ter as raízes arrancadas.
Categoria 4
A ventania dessa categoria atinge velocidade de 209 km/h a 251 km/h e as ondas ultrapassam os 5 metros de altura. Com isso são causados graves danos às casas do litoral e aos telhados de outras casas.
Categoria 5
O último e mais perigoso da escala é o 5, tendo a capacidade de ultrapassar os 250 km/h e ter ondas de 6 metros ou mais. A maioria das casas tem os telhados derrubados ou voam e casas pequenas podem ser levantadas. Portas e janelas sofrem graves prejuízos.
Estudo da categoria 6
A força da natureza só tem aumentado ao longo dos anos. Devido a esse fato, estudiosos querem adicionar a escala 6 para ventos acima dos 309 km/h.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.