Amigo de fotógrafo desaparecido na França recebe retorno da Embaixada do Brasil
Flávio de Castro Souza estava em Paris à trabalho e está há uma semana com paradeiro desconhecido
Rafael Basso, amigo de Flávio de Castro Souza, fotógrafo brasileiro que segue desaparecido na França, usou as redes sociais, na tarde desta segunda-feira (02/12), para dar atualizações sobre o caso. Rafael, que está com os pertences de Flávio, revelou que recebeu um retorno da Embaixada Brasileira, onde as autoridades se responsabilizaram em assumir os pertences para abrir as malas do desaparecido.
Rafael contou, no story do Instagram, que no início do dia esteve novamente a delegacia local e foi informado de que o caso havia mudado de propriedade: “A Polícia falou que o caso foi encerrado na delegacia e passa para um departamento especializado em desaparecimento de pessoas. Então, são eles que vão ver a necessidade ou não de abrir uma investigação. Esse departamento, quem tem acesso é a Embaixada do Brasil. Só eles conseguem aciona-los e pressionar para fazer avançar”, explicou o amigo no relato.
Veja as fotos
O amigo de Flávio continuou: “A denúncia foi feita no dia 28 e no dia 29, foi encaminhada para uma brigada especial de pessoas desaparecidas […] Isso só vai andar se for tomado como um caso diplomático. Espero das autoridades brasileiras ser contatado, para ver o que se faz com o pertence do Flavio. A gente tem autorização da família para abrir, mas precisa ser feito com cuidado. Tudo isso se tornou material de investigação”, disse ele no Instagram.
Momentos depois, Rafael comemorou o retorno da Embaixada do Brasil, que se prontificou em abrir os pertences do desaparecido: “Eu acabei de ser contatado pela Embaixada do Brasil e eles vão nos ajudar com a abertura da mala. Finalmente vamos conseguir que a mala e os pertences do Flávio entrem no curso da investigação. Isso já é uma notícia boa. Amanhã a gente estrega as malas para os investigadores e eles assumem o caso. Agora a gente espera que o Flávio apareça”, finalizou.
Flávio de Castro Souza, também conhecido como Flávio Carrilho, desapareceu na França após viajar ao local a trabalho. O profissional, de 36 anos, deveria retornar ao Brasil no último dia 26 de novembro, mas está com o paradeiro desconhecido desde então.
O portal LeoDias procurou o Ministério das Relações Exteriores para entender o paradeiro as investigações. Em nota, o Itamaraty respondeu que já está ciente do caso e presta auxílio à família do fotógrafo e às autoridades locais, mas não pode entrar mais em detalhes devido a lei geral de proteção de dados:
“O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Paris, tem conhecimento do caso, está em contato com as autoridades locais e presta assistência consular aos familiares do nacional.
Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não fornece informações detalhadas sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros”
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.