Gkay diz que cancelou Farofa para transformá-la no “maior festival de música do Brasil” Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP
Gkay diz que cancelou Farofa para transformá-la no “maior festival de música do Brasil” Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP

Foguete deu ré! Lançamento de Elon Musk faz manobra inédita e volta à Terra

Este é o maior e mais potente foguete já construído pela empresa do bilionário Elon Musk, que decolou do Texas às 8h25 de domingo 13/10)

Whatsapp telegram facebook twitter

          No quinto teste de voo, o foguete Starship da SpaceX foi lançado no domingo (13/10), marcando um momento histórico ao conseguir capturar o propulsor da espaçonave após seu retorno à Terra. A aeronave não tripulada percorreu uma extensa trajetória ao redor do planeta antes de mergulhar no oceano Índico.

          Este é o maior e mais potente foguete já construído pela empresa do bilionário Elon Musk, que decolou do Texas às 8h25 (horário de Brasília: 9h25). Após colocar a nave em órbita, o propulsor Super Heavy voltou ao local de lançamento e fez uma desaceleração controlada para a aterrissagem.

          Veja as fotos

          Foto: Reprodução/SpaceX
          Foguete decolou do Texas na manhã deste domingoFoto: Reprodução/SpaceX
          pouso propulsor nave spacex 848x477 1
          243fe2e8cba2ee2ff739e5c1742f443d
          Foguete decolou do Texas na manhã deste domingo
          SpaceX Super Heavy 24101401 1024x683 1
          Foguete decolou do Texas na manhã deste domingo

          Na plataforma, dois “braços” que se projetavam da torre de lançamento conseguiram “capturar” o propulsor enquanto ele descia, gerando aplausos e comemorações na sala de controle da missão.

          “É inacreditável”, comentou Jessie Anderson, engenheira da SpaceX, durante a transmissão ao vivo. “Estou emocionada.”

          A recuperação do propulsor após o lançamento representa um avanço significativo para a SpaceX, que se prepara para suas futuras operações comerciais. O Starship é fundamental para as aspirações de Elon Musk de levar humanos à Lua e a Marte, embora ainda haja muito a ser feito antes que possa transportar tripulações e cargas.

          Musk tem afirmado há tempos que o Starship será totalmente reutilizável. A empresa já é reconhecida por recuperar seus foguetes Falcon 9, mas esses veículos são apenas parcialmente reutilizáveis, com alguns componentes sendo destruídos ou não utilizados após as missões.

          O objetivo final da SpaceX com o Starship é recuperar completamente as duas principais partes da espaçonave: a própria Starship, que será responsável pelo transporte de satélites e, eventualmente, passageiros, e o propulsor Super Heavy.

          Ao conseguir recuperar ambos os componentes após os voos, a SpaceX pretende facilitar o relançamento rápido do hardware, permitindo que a Starship realize múltiplos voos em um único dia. A empresa acredita que a reutilização total poderá reduzir significativamente os custos de lançamento.

          Assim como o Falcon 9, o propulsor fez seu retorno à Terra utilizando aletas para auxiliar na orientação através da atmosfera. O foguete reiniciou seus motores para desacelerar antes do pouso. No entanto, ao contrário do Falcon 9, que aterrissa em uma superfície sólida com pernas de apoio, o Super Heavy foi capturado antes de atingir o solo.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter