Investigadores afirmam que avião no Cazaquistão foi derrubado por sistema russo
Especialistas em aeronáutica descartam a possibilidade de colisão com pássaros, defendida inicialmente pela Rússia

Investigadores do Azerbaijão e dos EUA, afirmam que o sistema de defesa da Rússia, pode ter derrubado o avião da Embraer no Cazaquistão na última quarta-feira (25/12). A aeronave, que partiu de Baku, faria uma viagem de uma hora e meia até Grosny, na Rússia, mas mudou de rota. Sendo assim, atravessou o Mar Cáspio e tentou um pouso de emergência, antes de explodir.
Cazaquistão, Rússia e Azerbaijão, abriram investigações criminais para apurar as causas do acidente, que deixou 62 passageiros e 5 tripulantes a bordo. Imagens dos destroços mostram perfurações na fuselagem, levantando a hipótese de fragmentos de míssil.
Veja!
Ver essa foto no Instagram
Veja as fotos
Especialistas em aeronáutica descartam a possibilidade de colisão com pássaros, defendida inicialmente pela Rússia. Testemunhas e vídeos reforçam as suspeitas. Segundo a BBC, um sobrevivente relatou ter ouvido uma explosão ainda sobre território russo.
Autoridades azerbaijanas e americanas, ligam o incidente ao sistema de defesa, usado pela Rússia na região para abater drones. A Embraer, em nota, expressou solidariedade às famílias e destacou seu compromisso com as investigações.
Enquanto isso, a Força Aérea Brasileira enviou técnicos ao Cazaquistão para ajudar nas apurações. O Kremlin pede cautela e nega especulações, enquanto o Azerbaijão coordena uma comissão especial para investigar o ocorrido. As causas do acidente seguem em aberto, com pressão internacional por respostas.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.