Polícia Bolivariana, que ameaçou Lula, é alvo de acusações pesadas na Venezuela
A postagem foi rapidamente interpretada como um recado direto em meio a tensões entre os países, especialmente após a negativa do Brasil em apoiar a entrada da Venezuela nos Brics
A Polícia Nacional Bolivariana (PNB) chamou a atenção no Brasil ao publicar nas redes sociais uma mensagem ameaçadora a Lula na noite desta quinta-feira (31/10). Em um post no Instagram, a corporação venezuelana colocou uma imagem do presidente brasileiro com a frase: “Quem se mete com a Venezuela se dá mal”.
A postagem foi rapidamente interpretada como um recado direto em meio a tensões entre os países, especialmente após a negativa do Brasil em apoiar a entrada da Venezuela nos Brics.
Veja as fotos
Criada em 2009 com uma proposta de unificar a segurança pública sob uma polícia nacional, a PNB já protagonizou diversas polêmicas. Desde então, a corporação se tornou uma das principais aliadas do governo de Nicolás Maduro no controle de manifestações e na segurança pública, mas também coleciona acusações de abuso de poder.
Com cerca de 75 mil agentes, a polícia tem sido associada a casos de tortura e execuções extrajudiciais contra opositores de Maduro, o que lhe rendeu uma investigação na Corte Internacional de Justiça e críticas da ONU e da Anistia Internacional.
A estrutura da PNB é bastante diferente da brasileira. Ao contrário do Brasil, onde funções de segurança pública são divididas entre polícias civis e militares dos estados, a PNB acumula várias frentes: patrulhamento, investigação, segurança penitenciária e controle de imigração. Essa concentração de poder, segundo críticos, facilita a atuação política da corporação, que responde diretamente ao Ministério do Interior da Venezuela.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.