Presidente do Senado olha com cuidado a abertura de uma CPMI do INSS, diz vice-líder do governo
Para governistas, a comissão para apurar fraudes no INSS deve ser aberta apenas no segundo semestre de 2025

Nesta quinta-feira (22/5), o vice-líder do governo no Senado Federal, Jorge Kajuru (PSB/GO), afirmou que o presidente Davi Alcolumbre (União/AP) vê com preocupação a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A declaração aconteceu durante reunião com Alcolumbre e demais líderes partidários na Residência Oficial do Senado.
Conforme Kajuru, uma CPMI neste momento poderia “prejudicar” as investigações da Polícia Federal (PF), que seguem em curso desde que a Operação Sem Desconto foi deflagrada em abril. “Vamos esperar ver quem realmente tem culpa e aí abre-se a CPMI para dar sequência à investigação”, disse o senador.
Veja as fotos
Além disso, conforme divulgado na reunião, Alcolumbre quer esperar até o dia 17 de junho para que a CPMI seja aberta e se comece a apurar, da parte do Congresso Nacional, os descontos irregulares em aposentadorias e pensões dos brasileiros prejudicados com as fraudes.
A criação da comissão é uma realidade, já que parlamentares de oposição reuniram o número de assinaturas mínimas para a instalação. O requerimento foi protocolado e aguarda o aceite de Davi Alcolumbre. Segundo os governistas, pelo andar do caso, a CPMI deve ser pautada no segundo semestre do ano.
Também ficou conversado na reunião desta quinta-feira (22/5) que a CPI das Bets deve ser encerrada nas próximas semanas. A comissão que tem ouvido influenciadores digitais seria vista com irritação pelo presidente do Senado, que, no encontro, teria classificado as reuniões como atos “circenses”.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.