“Foi como ela imaginou”, diz irmão de Preta Gil sobre velório da cantora Assessoria nega que Oruam tenha abrigado menor e relata ameaça da polícia
“Foi como ela imaginou”, diz irmão de Preta Gil sobre velório da cantora Assessoria nega que Oruam tenha abrigado menor e relata ameaça da polícia

Energia mais cara puxa prévia da inflação para cima em julho, aponta IBGE

Prévia da inflação acelera em julho com pressão da conta de luz

Whatsapp telegram facebook twitter

          O aumento da conta de luz voltou a pesar no bolso e, com ela, a prévia da inflação também aumentou. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (25/7), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado um termômetro antecipado da inflação oficial, subiu 0,33% em julho, acima dos 0,26% registrados em junho.

          O destaque do mês ficou com o grupo Habitação, que avançou 0,98% no período. O vilão da vez foi o aumento de 3,01% na energia elétrica residencial, responsável por puxar sozinho 0,12 ponto percentual do índice geral. De acordo com o IBGE, a cobrança extra provocada pela bandeira vermelha patamar 1, que acrescenta R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, explica a pressão no setor.

          Veja as fotos

          Reprodução: Redes Sociais
          Governo Lula isenta conta de luz para milhões de brasileiros com baixa rendaReprodução: Redes Sociais
          Internet Reprodução
          Internet Reprodução
          Reprodução: Agência Brasil
          Gabriel Galípolo, presidente do Banco CentralReprodução: Agência Brasil
          Reprodução: YouTube/Itatiaia
          Fernando Haddad em entrevista à rádio ItatiaiaReprodução: YouTube/Itatiaia

          Com o resultado de julho, o IPCA-15 acumula alta de 3,40% no ano. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o avanço é de 5,30%, ligeiramente acima dos 5,27% observados no ciclo anterior. Apesar de parecer discreto, o aumento superou as expectativas do mercado, que apostava em variações entre 0,29% e 0,31%.

          O que é o IPCA-15?

          O IPCA-15 serve como uma prévia do IPCA oficial, mas com recorte específico: coleta dados entre os dias 16 de um mês e 15 do mês seguinte, em 11 regiões metropolitanas do país. O índice acompanha o comportamento dos preços para famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos e cobre capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Brasília, entre outras.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter