A importância de consumir alimentos da safra: mais saúde e economia no seu prato
Alimentos da safra são aqueles que estão em seu período natural de produção, quando atingem o auge do sabor, frescor e disponibilidade
Em tempos de inflação e aumento no custo de vida, saber escolher os alimentos certos pode fazer toda a diferença no orçamento e na saúde. Respeitar a sazonalidade dos alimentos pode ser benéfico não só para o bolso, mas também para o paladar e o meio ambiente.
O que são alimentos da safra?
Alimentos da safra são aqueles que estão em seu período natural de produção, quando atingem o auge do sabor, frescor e disponibilidade. Isso significa que são colhidos no tempo certo, com menos necessidade de agrotóxicos e outros insumos artificiais, já que a natureza se encarrega de proporcionar as condições ideais de cultivo. Além disso, por estarem em maior abundância, costumam ser mais acessíveis financeiramente
Veja as fotos
Alimentos da safra em outubro
- Frutas: abacaxi pérola, açaí, ameixa espanhola, amora, araçá, abacate margarida, acerola, banana-maçã, banana nanica, banana prata, caju, coco verde, cupuaçú, framboesa, graviola, jabuticaba, laranja lima, lima da pérsia, maçã fuji, manga haden, manga palmer, manga tommy, carambola, goiaba, mamão papaya, maracujá azedo, melão, nêspera, pera d’anjou, pera packham, pitanga, sapoti, tamarindo, uva thompson, melancia e morango.
- Legumes: abóbora moranga, abóbora paulista, abobrinha italiana, berinjela, berinjela japonesa, beterraba, cenoura, maxixe, chuchu, couve de bruxelas, cebola, pepino japonês, pimentão verde, batata doce amarela, batata doce rosada, batata doce roxa e tomate caqui, tomate cereja, tomate longa vida.
- Verduras: alface lisa, couve, alho, espinafre, folha de mostarda, nabo, escarola, almeirão, chicória, agrião, vagem macarrão, vagem manteiga, repolho roxo, alcachofra, cebolinha e rúcula.
Esses alimentos da safra oferecem mais sabor e nutrientes, além de serem mais frescos. Um tomate colhido no auge da safra tem mais vitamina C e licopeno, por exemplo, do que um tomate fora de época
Economia e menos agrotóxicos
Outro ponto importante ao optar por alimentos da safra é a economia. Como os alimentos estão em abundância, o custo de produção é menor, o que reflete diretamente no preço que pagamos no supermercado ou na feira.
Além disso, o uso de agrotóxicos tende a ser reduzido, já que as plantas estão crescendo em condições ideais. Respeitar o ciclo natural é uma forma de consumir alimentos mais limpos e saudáveis.
Variedade no prato e menos monotonia alimentar
Outro benefício de seguir a safra é a oportunidade de experimentar novos alimentos e variar o cardápio. Muitas vezes nos acostumamos a consumir sempre as mesmas frutas, verduras e legumes, mas aproveitar a safra pode nos incentivar a conhecer novos sabores e receitas.
Essa variedade é essencial para garantir que estamos consumindo diferentes tipos de nutrientes, prevenindo a deficiência de vitaminas e minerais no nosso corpo. Além disso, um prato variado torna as refeições mais prazerosas e evita a monotonia alimentar
Conclusão
Escolher alimentos da safra é uma decisão inteligente e saudável. Não só ajuda no controle do orçamento familiar, como também garante refeições mais saborosas e nutritivas, com menos impactos ao meio ambiente.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.