Açúcar mascavo, demerara, cristal ou refinado: qual a diferença? Nutricionista explica
Será que realmente vale a pena investir nas versões menos refinadas do alimento?
Quando se fala em alimentação saudável, uma das primeiras dúvidas que surgem é sobre qual tipo de açúcar escolher. Será que realmente vale a pena investir nas versões menos refinadas? É o que vou te explicar agora.
A principal diferença entre esses açúcares está no grau de refinamento
- Açúcar mascavo: o menos processado, mantém traços de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e ferro, que estão naturalmente presentes na cana-de-açúcar;
- Açúcar demerara: passa por um leve refinamento e ainda conserva parte desses micronutrientes;
- Açúcar cristal: já é mais processado, o que faz com que perca a maior parte dos nutrientes.
- Açúcar refinado: o mais utilizado no dia a dia, ele passa por um alto grau de refinamento sendo praticamente só sacarose, sem valor nutricional além das calorias.
Apesar dos açúcares menos refinados oferecerem pequenas quantidades de micronutrientes, isso não deve ser um critério determinante na escolha. Os micronutrientes que o açúcar mascavo ou demerara fornecem são mínimos e não são suficientes para trazer benefícios à saúde. Esses nutrientes devem ser buscados em fontes mais ricas, como verduras, legumes e frutas, que são muito mais completas e saudáveis.
Independentemente do tipo, todos os açúcares possuem praticamente a mesma quantidade de calorias, em torno de 4 kcal por grama. Ou seja, substituir o açúcar refinado pelo mascavo ou demerara não vai fazer diferença em termos calóricos. No final das contas, mudar o tipo de açúcar pode resultar apenas em gastar mais dinheiro, já que as versões menos refinadas tendem a ser mais caras, sem alterar significativamente o impacto na dieta.
A melhor estratégia para cuidar da saúde e do peso é adaptar o paladar para o uso reduzido de açúcar. À medida que diminuímos a quantidade de açúcar no dia a dia, o nosso paladar se adapta e começamos a sentir o doce de forma mais intensa, com menos necessidade de adoçar.
Mudar o tipo de açúcar não deve ser o foco de quem busca uma alimentação saudável. A verdadeira mudança vem da redução gradual do consumo de açúcar e do aumento de alimentos ricos em micronutrientes, como verduras, legumes e frutas.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.