Chrystian, da dupla com Ralf, morre aos 67 anos Hospital divulga causa da morte do cantor Chrystian
Chrystian, da dupla com Ralf, morre aos 67 anos Hospital divulga causa da morte do cantor Chrystian

Arroz e feijão engorda? Nutricionista do portal LeoDias explica!

A nutricionista Adriane Dias abriu o jogo e revelou quais são os benefícios e malefícios desses alimentos

        O arroz e o feijão são considerados a principal base alimentar dos brasileiro, só por aí é sem cabimento achar que eles não são saudáveis. Inclusive essa junção do arroz com feijão não é apenas deliciosa, mas biologicamente faz muito bem.

         

        Veja!

         

        Ver esta publicação no Instagram

         

        Uma publicação partilhada por Leo Dias (@leodias)

        Para começar essa junção de cereal, que seria o arroz, com o feijão, que é uma leguminosa oferece todos os aminoácidos essenciais que o ser humano precisa, isso pois eles são complementares, então o aminoácido lisina que falta no arroz tem no feijão, e a metionina que falta no feijão, tem no arroz. Lembrando que precisamos de aminoácidos para formarmos proteínas. Dessa forma, nutricionalmente faz muito sentido comê-los juntos, além de toda a ancestralidade que ele carrega. 

        O arroz, principalmente o integral, é fonte de fibras, magnésio, potássio e vitaminas do complexo b. O feijão, é uma ótima fonte de proteína vegetal, além de conter ferro, fósforo, muitas fibras e cálcio. 

        A única forma de engordar comendo arroz e feijão é exagerando de forma muito exacerbada nas quantidades, por isso é indicado ir ao nutricionista para ele montar um planejamento alimentar individualizado. A outra forma que isso pode acontecer é com o preparo do feijão. 

        Veja as fotos

        Nutricionista Adriane Dias
        Nutricionista Adriane DiasNutricionista Adriane Dias
        Arroz e feijão engorda? Nutricionista do portal LeoDias explica tudo!
        Imagem ilustrativa de arroz e feijãoArroz e feijão engorda? Nutricionista do portal LeoDias explica tudo!

         

        Muitas vezes é comum colocar carnes muito gordurosas no cozimento do feijão, como linguiça, bacon, paio, carne seca e isso aumenta as calorias desse prato. Por isso, minha dica como nutricionista é deixar essas preparações de carnes dentro do feijão, semelhantes a uma feijoada para as festividades e não para o dia a dia. 

        Fora isso, não há motivo para ter medo de engordar comendo arroz e feijão. Ele é a base da alimentação da população brasileira e deve ser apreciado. 

        Dica extra da nutri: Não cozinhe beterraba dentro do seu feijão, a água que sai da beterraba no cozimento contém antinutrientes que prejudicam a absorção de ferro do feijão. PS: a beterraba não é fonte de ferro.