Governo Lula planeja reforçar programa de moradia para policiais criado por Bolsonaro
A medida é uma tentativa de reduzir críticas à PEC da Segurança Pública

Para tentar diminuir a resistência da oposição de emenda constitucional (PEC) da Segurança Pública, o governo Lula estuda retomar e ampliar um antigo programa habitacional voltado para policiais. Técnicos do Ministério da Justiça finalizaram nesta semana um novo projeto de lei que fortalece o “Habite Seguro”, criado em 2022 no governo Bolsonaro.
O programa oferece condições especiais de financiamento para policiais e profissionais da segurança comprarem a casa própria. Agora, sob o comando do ministro Ricardo Lewandowski, a pasta quer facilitar as regras de acesso e aumentar o número de beneficiários.
Veja as fotos
Nos bastidores, a proposta está sendo vista como uma forma de compensação à PEC da Segurança, que o governo discute desde o ano passado, mas ainda não enviou ao Congresso. A emenda prevê maior participação do governo federal no combate à violência, mas tem enfrentado resistência tanto no Congresso quanto entre os governadores.
Com o reforço no Habite Seguro, o governo espera reduzir as críticas e mostrar mais presença no debate sobre segurança pública – uma das principais preocupações da população, segundo pesquisa da Quaest divulgada no início do mês.
A área política do governo acredita que partidos de direita têm dominado essa pauta. O novo texto já foi encaminhado para os ministérios mais próximos de Lula, mas ainda não tem data para ser apresentado oficialmente no Congresso.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.