“Grau de incerteza que precisa ser avaliado”, diz Haddad sobre falas de Trump
Recentemente, o presidente americano ameaçou os países alinhados às políticas antiamericanas do Brics com tarifa adicional de 10%

Nesta terça-feira (8/7), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, opinou sobre as falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre elevação de tarifas e afirmou que as declarações do representante americano têm um “grau de incerteza”.
Haddad ponderou que somente com o tempo será possível avaliar tais declarações. Segundo ele, o Brasil não pode considerar tudo o que está sendo dito por Trump.
Veja as fotos
“Tem um grau de incerteza nas falas que precisam ser avaliadas com o tempo. Os prazos estão sendo prorrogados, tem muitas idas e vindas, nós temos que aguardar. Tem uma equipe do presidente Lula sentada à mesa com o governo americano tratando do nosso acordo bilateral”, afirmou Haddad.
O ministro ainda completou: “Então, estamos focando no trabalho técnico feito por eles, porque se considerar tudo que está sendo dito, nós vamos nos perder num discurso que pode não conduzir para o melhor resultado para os dois países”, disse ele.
Na última segunda (7/7), Trump fez uma ameaça aos países alinhados às políticas antiamericanas do Brics – bloco que reúne países do chamado Sul Global e disse que iria taxa-los com um adicional de 10%. Mesmo assim, Haddad defendeu as parcerias firmadas pelo Brasil com países ao redor do mundo.
“O Brasil não tem relação só com os Brics, é com o mundo inteiro. Estamos fechando acordo com a União Europeia, vários acordos bilaterais com o Oriente Médio. Nós não podemos, pela escala da economia brasileira, prescindir dessas parcerias. Nós não podemos nos tornar apêndice de um bloco”, garantiu Haddad.
Donald Trump, presidente americano, vem travando uma guerra comercial global, impondo tarifas a alguns países, incluindo o Brasil, chamado de “tarifaço”.
Nesta quarta (9/7), inclusive, terminaria a pausa – de 90 dias – no programa de tarifas recíprocas, proposta por Trump. Porém, o presidente americano anunciou um novo prazo: 1º de agosto deste ano.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.