Hugo Motta rebate governo Lula após queda do IOF: “Nós avisamos”
Hugo Motta nega ter traído o Planalto e afirma que o governo foi alertado sobre a rejeição ao IOF

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), publicou nesta segunda-feira (30/6) um vídeo nas redes sociais em que critica a reação do governo federal à derrubada do decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A decisão da Câmara reuniu 383 votos favoráveis à suspensão da medida, incluindo deputados da base e da oposição. Segundo Motta, o Executivo foi alertado previamente sobre a resistência à proposta no Congresso.
“Capitão que vê o barco indo em direção ao iceberg e não avisa não é leal, é cúmplice”, declarou o parlamentar. “E nós avisamos ao governo que essa matéria do IOF teria muita dificuldade de ser aprovada no Parlamento.”
Veja as fotos
As declarações foram feitas em um vídeo no formato “reels” publicado no Instagram, com edição dinâmica e narração que rebate críticas ao Congresso. Segundo o presidente da Câmara, é “fake” dizer que o Parlamento não olha para o povo ou que o Planalto foi surpreendido pela votação.
“Primeiro: quem alimenta o nós contra eles acaba governando contra todos”, afirmou Motta, em referência ao discurso polarizado que, segundo ele, tem sido estimulado. O deputado também destacou a diversidade do apoio à derrubada da medida: “Foram 383 votos de deputado de esquerda e de direita. Esse tributo afeta toda a cadeia econômica.”
Ao longo do vídeo, Motta criticou o que chamou de tentativa de criar uma nova divisão no país: “A polarização política no Brasil tem cansado muita gente, e agora querem criar a polarização social.”
Apesar do embate, ele lembrou que outras propostas do governo foram aprovadas na mesma sessão, como o crédito consignado privado e a Medida Provisória do Fundo Social, o que, para ele, demonstra compromisso institucional da Casa Legislativa.
Rebatendo insinuações de traição ao Planalto, Motta reforçou que sua atuação não está atrelada a interesses de partidos: “Presidente de qualquer Poder não pode servir a um partido, ele tem que servir ao seu país”, disse. “Não sirvo a projetos políticos individuais.”
Ao final, ele reiterou: “É fake dizer que o Congresso traiu o governo. O que houve foi uma decisão técnica, com aviso prévio, em defesa da economia do país.”
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.