Maurício Meirelles rebate críticas sobre “Aberto ao Público”: “Sem reinventar a roda”
Após críticas, Globo mantém aposta no novo humorístico dominical e grava novos episódios
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.

A estreia de “Aberto ao Público”, novo programa humorístico da Globo, não passou despercebida — para o bem e para o mal. Nas redes sociais, o primeiro episódio gerou uma enxurrada de críticas, especialmente no X (antigo Twitter), com comentários sobre o ritmo do programa e o estilo “bagunçado” da apresentação. Mas, segundo Maurício Meirelles, um dos nomes à frente da atração, isso já era esperado. E mesmo assim, uma nova leva de episódios já está sendo gravada.
“Não me surpreendeu porque eu conheço o público do X e sei que ele estaria preparado para não gostar. E tudo bem”, disse o humorista em conversa com a coluna. E completou: “O programa foi pensado para a TV aberta, que tem um público amplo e diverso, milhões de pessoas assistindo a um mesmo conteúdo ao mesmo tempo”.
O humor caótico e com cara de improviso, que desagradou alguns, foi uma escolha consciente desde o início. “A gente gosta muito da bagunça, do circo, da gente se divertir junto. Nós, envolvidos no projeto — criação, diretores, Globo, comediantes, apresentadores — nos divertimos muito nas gravações. E vimos que a plateia também se divertiu. A proposta do piloto foi mantida”.
Pela primeira vez na Globo, Maurício também garante que a liberdade criativa foi respeitada. “Nossa criação esteve muito livre o tempo todo. Claro que temos uma responsabilidade maior por estarmos na maior emissora do país, então há questões como classificação indicativa, tempo de programa e o objetivo de fazer um humor leve, com comediantes de stand-up. Ninguém está querendo reinventar a roda”.
Uma curiosidade que chamou a atenção dos telespectadores foi a presença de uma atriz já conhecida das pegadinhas do SBT na plateia do programa de estreia e surgiram dúvidas sobre a espontaneidade do público. Maurício explica: “Foi a primeira vez que uma plateia de TV foi feita por marketing digital, com posts patrocinados a partir das redes sociais dos comediantes. Quem se inscreve pode participar. Não tem como controlarmos ali se a pessoa que vai participar é famosa nas redes sociais, ou uma pessoa comum. E não vamos barrar ou colocar limitações para a plateia, participa quem quiser. Essa senhora vai em várias gravações de programas de várias emissoras. Ela se inscreveu, como todos da plateia e foi para a gravação”.
Sobre a repercussão negativa, o humorista mantém os pés no chão e sinaliza que a produção segue em frente. “Já estamos gravando mais episódios. Todo programa tem suas críticas e elogios. Algumas a gente considera, outras não. Tanto críticas quanto elogios. O fato é que gostamos do produto — que foi validado por uma pesquisa muito importante da Globo e não baseado no X”.
Com uma proposta de humor sem pretensões revolucionárias, “Aberto ao Público” estreia tentando encontrar seu espaço num domingo tradicionalmente disputado e exigente. Entre ajustes e ruídos, Maurício Meirelles deixa claro que o objetivo é simples: divertir. E, como todo novo formato, ainda está encontrando o próprio ritmo.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.