Atitude racista em Sporting Cristal x Palmeiras vira alvo de investigação da Conmebol
Torcedor peruano imitou macaco em direção à torcida alviverde durante estreia na Libertadores

A Conmebol abriu, nesta sexta-feira (4/4), um procedimento disciplinar para apurar o caso de racismo ocorrido na partida entre Sporting Cristal e Palmeiras, realizada na última quinta-feira (3/4), no Estádio Nacional de Lima, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores 2025.
Durante o jogo, um torcedor do clube peruano foi flagrado fazendo gestos racistas, imitando um macaco em direção aos palmeirenses presentes no estádio. A cena foi registrada em vídeo pelo torcedor Rodrigo Wirth e divulgada nas redes sociais.
Veja as fotos
O episódio se enquadra nas sanções previstas no artigo 15 do Código Disciplinar da Conmebol, que estipula multa mínima de 100 mil dólares americanos (equivalente a R$ 584 mil) em casos de insultos ou atos discriminatórios com base em “cor da pele, raça, sexo, orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem”. O mesmo artigo ainda prevê que, em caso de reincidência, a multa pode chegar a 400 mil dólares (ou R$ 2,2 milhões).
De acordo com o regulamento, a punição pode ser atenuada se o clube colaborar com a investigação ou auxiliar na identificação dos envolvidos. “A Comissão Disciplinar poderá aplicar sanção inferior à prevista […] levando em consideração todos os fatores relevantes do caso, incluindo a assistência, o grau de colaboração do infrator ao revelar ou esclarecer a violação de uma norma da Conmebol, a identificação dos torcedores, as circunstâncias do caso e o grau de culpa do infrator”, diz o texto.
O Palmeiras se manifestou após a partida por meio de nota oficial: “É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol”, afirmou o clube.
Este não foi um caso isolado. Desde o início da Libertadores 2025, outros episódios semelhantes foram registrados. Torcedores do Talleres, da Argentina, foram denunciados por atos racistas contra são-paulinos, e no mês passado, um torcedor do Cerro Porteño imitou um macaco em direção ao atacante Luighi, do Palmeiras, durante a Libertadores Sub-20.
Diante dos recentes episódios, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, tem cobrado medidas mais rígidas por parte da entidade sul-americana. Até o momento, a Conmebol ainda não divulgou um prazo para a conclusão do processo disciplinar.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.