Processo é anulado e Gabigol volta a ficar suspenso por fraude ao antidoping
Gabigol ficará, novamente, impossibilitado de jogar e treinar pelo Flamengo até o julgamento da ação final ou um novo efeito suspensivo
Gabigol terá de, mais uma vez, ficar fora dos gramados! A Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Zurique, na Suíça, determinou a anulação de todo o processo de fraude de antidoping o qual o atacante do Flamengo foi acusado. Com isso, Gabriel Barbosa está suspenso por tempo indeterminado de atuar com a camisa do Flamengo e frequentar as dependências do clube. As informações são do portal Ge.
A anulação do processo pela corte internacional foi feita após uma falha na intimação a União Federal, uma das partes envolvidas, e, com isso, o efeito suspensivo que o jogador havia conseguido agora é inválido.
Veja as fotos
Há pouco mais de um mês, o julgamento havia sido adiado por um pedido da União Federal que alegava não ter sido devidamente informada e não havia indicado um árbitro para o julgamento.
O processo será reiniciado “do zero” e Gabigol só poderá voltar a atuar novamente caso o CAS o considere inocente ou dê ao jogador um novo efeito suspensivo enquanto o julgamento definitivo não acontecesse.
Entenda como funciona o julgamento
O julgamento pelo CAS é feito da seguinte forma: três árbitros são escolhidos para participar da ação; um indicado pela defesa de Gabigol; outro indicado pela parte acusadora, no caso, a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem); e um pelo CAS, que é considerado o “presidente” da mesa.
Entenda do quê Gabigol é acusado
Gabigol, ídolo do Flamengo, foi suspenso do futebol por 2 anos por tentar fraudar um exame antidoping. O caso julgado pela Justiça Desportiva Antidopagem foi baseado após descumprimentos de protocolo em exames feitos em abril de 2023. O portal LeoDias te lembra tudo.
Em abril de 2023, todo o elenco do Flamengo passou por exames antidoping surpresas no elenco do time profissional. A medida acontece rotineiramente e todos os clubes, eventualmente, passam por estes testes surpresas. Na oportunidade, os fiscais responsáveis pelos exames afirmaram que Gabigol, deliberadamente, tentou dificultar o trabalho.
Segundo a denúncia, o jogador teria se recusado a fazer o exame de sangue antes do treino, marcado para a manhã daquele dia, ao contrário de todos os outros jogadores. Além disso, durante o exame de urina, o jogador escondeu sua genitália, algo que não é permitido, uma vez que os órgãos responsáveis precisam averiguar supostas tentativas de fraudar o exame. Gabigol também teria entregue o frasco coletor aberto, o que vai contra as recomendações. A agressividade do jogador com os profissionais também consta na denúncia.
Por conta disso, Gabigol acabou sendo denuncaido no artigo 122 do Código Antidopagem Brasileiro que aborda “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O jogador “escapou” de pegar uma pena mais pesada, uma vez que poderia ser punido por 4 anos de suspensão.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.