Textor abafa denúncias de corrupção e elogia CBF após título do Botafogo
John Textor, que acusou a CBF de corrupção e expôs supostas manipulações de resultados, está “pegando leve”

O Botafogo quebrou o jejum de 29 anos sem título brasileiro no último domingo (8/12) e John Textor, gestor do clube, voltou a “bombar” de frente para os microfones. Mais sereno, ele fez uma análise do futebol brasileiro e até abafou as denúncias de corrupção que fez contra a CBF, elogiando e agradecendo o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, com quem vive uma briga nos tribunais atualmente.
“Eu vim para o Brasil para fazer parte da evolução do futebol brasileiro. Eu falei sobre isso, para mostrar para o mundo. Por que há grandes times nesse país, grandes técnicos, todo mundo. O futebol brasileiro só precisa se organizar e exportar esse produto para o mundo. Então estou feliz de ser parte disso”, iniciou o empresário.
“Obrigado ao Ednaldo e à CBF. Vocês são meus amigos. Acho que estamos crescendo no Brasil, com outros clubes. E podemos fazer grandes coisas juntos, trabalhando juntos”, completou Textor, em entrevista para a ESPN, logo após o título brasileiro.
Veja as fotos
Acusações e trégua
Em 1º de novembro de 2023, John Textor iniciou uma guerra nos bastidores com a CBF, ao acusar publicamente a entidade máxima do futebol brasileiro de “corrupção” e “roubo”, cobrando que o presidente Ednaldo Rodrigues renunciasse, após a derrota do Botafogo para o Palmeiras por 4 a 3, no Nilton Santos, pelo Brasileirão.
“Isso é corrupção, isso é roubo. Por favor, me multa, Ednaldo, mas você precisa renunciar amanhã de manhã. É isso que precisa acontecer. Esse campeonato se tornou uma piada”, disse Textor na época, em entrevista para a Globo, logo após invadir o campo ao apito final da partida, fazendo gestos de “roubo” para a arbitragem.
Depois disso, ele expôs um relatório da Good Game!, empresa francesa fundada em 2019 e especializada em monitorar e analisar lances de arbitragem em jogos de futebol. A partir desse documento, ele fez acusações de manipulação de resultados sem apresentar provas adicionais.
Ednaldo Rodrigues processou Textor por calúnia e iniciou uma guerra nos bastidores que também incluiu processos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e até mesmo depoimento do estadunidense na CPI da Manipulação de Jogos de Futebol, no Senado Federal.
Mais de um ano após o início dessa briga, os dois lados estão esfriando a tensão. Textor, além de agradecer à CBF após o título brasileiro, deu uma entrevista à CNN abafando as críticas sobre corrupção.
“É um problema global, não é um problema brasileiro. A corrupção na forma de subdesempenho de jogadores é um problema enorme no futebol, no tênis, no críquete, e há processos legais que acontecem em todo o mundo quando isso acontece”, afirmou o gestor estadunidense.
Ednaldo Rodrigues também está abrindo as portas para Textor e elogiou o título brasileiro do Botafogo: “Quero parabenizar o Botafogo pela brilhante campanha e também a todos os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Foi uma competição emocionante do início ao fim. Parabenizo também a imprensa, a arbitragem, diretores e colaboradores da CBF que trabalharam arduamente e com total transparência em prol do sucesso da competição”, disse o presidente.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.