Torcedor do Botafogo é flagrado fazendo gestos racistas para palmeirenses. Veja!
Em vídeo que circula nas redes sociais, o torcedor aparece fazendo gestos racistas; o Botafogo repudiou o ato e prometeu atitude
Um torcedor do Botafogo foi flagrado fazendo gestos racistas para torcedores do Palmeiras, na noite de quarta-feira (14/8), no primeiro confronto entre cariocas e paulistas pelas oitavas de final da Libertadores.
No vídeo que tem circulado nas redes sociais, é possível ver um torcedor com a camisa do Botafogo mostrando a pele branca para palmeirenses, além de imitar um macaco em direção aos torcedores.
Pausa na comemoração da vitória para uma cena lamentável e que não pode passar despercebido.
Não representa a camisa que veste. Divulgando para que as medidas sejam tomadas.
Repugnante.
📹 | @tossiro pic.twitter.com/njoQ8GztMh
— Informa Fogo (@informafogo) August 15, 2024
Veja as fotos
Botafogo se pronuncia
Com a viralização do vídeo na web, o Botafogo se pronunciou rapidamente, repudiando o ato racista, além de afirmar que está buscando a identificação do torcedor para “acionar as autoridades competentes para as providências legais”.
“O Botafogo está buscando identificar o torcedor que cometeu atos racistas durante a partida de hoje, no Nilton Santos (Engenhão), e vai acionar as autoridades competentes para as providências legais. Racismo é crime. O clube reitera o seu compromisso no combate a todas as formas de preconceito”, diz a nota do clube.
O Botafogo está buscando identificar o torcedor que cometeu atos racistas durante a partida de hoje, no Nilton Santos, e vai acionar as autoridades competentes para as providências legais. Racismo é crime. O Clube reitera o seu compromisso no combate a todas as formas de…
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 15, 2024
Dentro de campo
Com a bola rolando, o jogo fluiu a favor do Botafogo, que logo no início teve uma grande chance, com Luiz Henrique. Ele não marcou, mas abriu o placar pouco depois, após o cruzamento de Igor Jesus.
Apesar de levar o empate, com o gol de Maurício – primeiro dele com a camisa do Palmeiras -, o Botafogo conseguiu manter o controle do jogo e ainda no primeiro tempo Igor Jesus marcou o segundo.
O Botafogo venceu por 2 a 1 e vai com a vantagem para a segunda partida das oitavas de final da Libertadores, no Allianz Parque.
Rivalidade aflorada
A “treta” entre botafoguenses e palmeirenses iniciou no Brasileirão de 2023, quando cariocas e paulistas disputavam o título. O estopim para uma escalada na tensão se iniciou no dia 1º de novembro do ano passado, quando Textor fez acusações de corrupção e “roubo” no duelo entre os dois clubes, no mesmo palco da partida de ontem, o estádio Nilton Santos.
Na ocasião, o dirigente estadunidense ficou indignado com a expulsão de Adryelson quando o Botafogo vencia por 3 a 1. O jogo terminou 4 a 3 para o Palmeiras e, depois dali, o alviverde arrancou rumo ao título.
Pouco tempo depois, Textor produziu um relatório com a empresa francesa Good Game para análise de arbitragem e movimentações de jogadores através de inteligência artificial, no qual afirmava que o Botafogo deveria ter 21 pontos a mais que o Palmeiras no Brasileirão.
Desde então, as acusações do dirigente estadunidense só aumentaram e ele chegou a afirmar que o Palmeiras foi beneficiado com manipulação de resultados nos dois últimos anos, justamente quando o Porco foi bicampeão brasileiro seguido.
Leila já afirmou que Textor é um “idiota” e o processa por calúnia, bem como o dirigente botafoguense também está movendo um processo contra ela – inclusive, nos Estados Unidos -.
Os dois também prestaram depoimento na CPI da Manipulação de Resultados, no Senado Federal, mas até o momento não houve avanço nas investigações.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.