Pela primeira vez, realeza espanhola substitui pintura por fotografia em retratos oficiais
Realeza espanhola contratou a fotógrafa americana Annie Leibovitz para "imortalizar" os retratos reais
Pela primeira vez em sua história, a realeza espanhola abandonou a tradição dos retratos pintados a óleo e optou pela fotografia para “imortalizar” a imagem dos reis. A escolha recaiu sobre a renomada fotógrafa americana Annie Leibovitz, que capturou a essência do Rei Felipe VI e da Rainha Letizia. As fotografias foram impressas em tecido nos Estados Unidos e descritas pela historiadora Yolanda Romero como “pictóricas e envolventes”.
Os retratos, que custaram ao Banco da Espanha cerca de R$ 850 mil, foram realizados no Palácio Real de Madrid e divulgados nesta segunda-feira (25/11). As fotografias, com dimensões de 223,52 x 170,18 cm, foram inspiradas em grandes mestres da pintura espanhola, como Diego Velázquez, autor da obra Las Meninas, e Francisco de Goya, e buscam conectar a realeza atual com a rica história da monarquia espanhola.
Veja as fotos
Para a sessão de fotos, a Rainha Letizia optou por um visual atemporal e elegante, utilizando um vestido preto e uma capa de gala de seda avermelhada, ambos do designer espanhol Cristóbal Balenciaga, da década de 1960, emprestadas pela Fundação Antoni de Montpalau. A escolha das peças foi intencional, buscando conectar a rainha com a rica história da moda espanhola.
A ausência do diadema real e da faixa de Carlos III, elementos tradicionais nos retratos reais, foi uma decisão da fotógrafa Annie Leibovitz, que buscou um visual mais moderno para a rainha.
O Rei Felipe VI, por sua vez, foi retratado com o uniforme do Exército, com a faixa de seda vermelha de Capitão General e várias condecorações. Sua pose natural é complementada por elementos simbólicos, como uma mesa, um espelho e um relógio, que remetem à tradição dos retratos reais espanhóis.
As duas fotografias se conectam visualmente, com a poltrona à direita na imagem de Felipe VI “continuando” à esquerda na de Letizia, criando uma composição que simboliza a união do casal.
Os retratos integrarão a coleção permanente do Banco de Espanha, que abriga obras históricas de monarcas como Carlos III, retratado por Goya, e Carlos IV, por Mariano Salvador Maella. Agora, os registros de Felipe VI e Letizia se unem a essa tradição, mas com uma abordagem inovadora.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.