Após morte do cão Joca, governo quer criar novas regras para transporte aéreo de pets
Governo Federal promete criar regras para o transporte aéreo de animais no Brasil. Medida foi anunciada após morte do cão Joca, em abril
Há pouco mais de três meses da morte do cão Joca, o Governo Federal anunciou a criação de uma comissão que promete elaborar regras para melhorar o transporte aéreo de animais no Brasil. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (18/7), após sugestões enviadas por membros da sociedade.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), 3.393 propostas foram encaminhadas pela população, médicos veterinários, entidades, associações, empresas aéreas e profissionais do setor de aviação, durante consulta aberta realizada em quarenta e cinco dias.
Veja as fotos
A comissão foi criada pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Nos próximos trinta dias, o governo vai apresentar uma proposta de regulamentação das novas regras com o objetivo de diminuir o risco do transporte aéreo de animais.
Veja as principais sugestões recebidas pela ANAC:
- Possibilidade de viajar na cabine junto com os passageiros;
- Transporte seguro nos porões dos aviões;
- Regulamentação de transporte de cães de serviço e apoio emocional;
- Presença de médicos veterinários nos aeroportos;
- Voos Pet Friendly (amigáveis/seguros para pets);
- Rastreamento dos animais.
Relembre o caso de Joca
O cão Joca faleceu em abril após erro da Gol, que o levou para o destino errado. O cãozinho ficou exposto ao calor de mais de 36° na pista do aeroporto de Fortaleza, Ceará, sem água ou comida. Ele deveria ter sido enviado para Mato Grosso, mas além da ida errada para o nordeste, também não foi assistido em todo o tempo até o retorno a São Paulo, de onde ele partiu. Segundo laudo, ele morreu pelo excesso de calor.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.