Vaticano atende pedido do Papa Francisco e revela como será seu túmulo Bomba explode no vestiário de partida de futsal e deixa jogador gravemente ferido Quem foi Karen Silva, ex-participante do The Voice Kids que morreu aos 17 anos
Vaticano atende pedido do Papa Francisco e revela como será seu túmulo Bomba explode no vestiário de partida de futsal e deixa jogador gravemente ferido Quem foi Karen Silva, ex-participante do The Voice Kids que morreu aos 17 anos

Condenado à prisão, cardeal bate de frente com Papa e exige presença no Conclave

Giovanni Angelo Becciu foi condenado por envolvimento em um escândalo financeiro e destituído de suas funções no Vaticano

Whatsapp telegram facebook twitter

        Os bastidores do Conclave já começaram cercados de polêmica. Condenado à prisão por envolvimento em um escândalo de desvio de dinheiro e afastado de suas funções no Vaticano, o cardeal Giovanni Angelo Becciu surpreendeu ao afirmar que pretende participar da eleição para a escolha de um novo Papa, após a morte de Francisco. Saiba quem ele é.

        Quem é Giovanni Angelo Becciu?

        Desde 2001, quando foi nomeado arcebispo pelo Papa Bento XVI, o cardeal italiano desempenhou funções de destaque na Igreja Católica, ao redor do mundo como núncio apostólico, e especialmente no Vaticano, onde atuou como Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado e também Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

        Veja as fotos

        Foto/CBS
        Cardeal bate de frente com Papa e garante presença no ConclaveFoto/CBS
        Reprodução Vatican News
        Papa Francisco acenandoReprodução Vatican News
        Foto/Vaticano
        Papa Francisco e Massimiliano StrappettiFoto/Vaticano
        Foto/Vaticano
        Papa Francisco e Massimiliano StrappettiFoto/Vaticano
        Foto: AP
        Papa Francisco acena para fiéisFoto: AP
        Foto: Yara Nardi/Reuters
        Foto: Yara Nardi/Reuters

        No entanto, em 2020, Becciu se envolveu em um escândalo ao ser acusado de desvio de dinheiro, fraude, extorsão, abuso de poder e até nepotismo. Segundo o Vaticano, ele teria usado recursos da Igreja e doações de fiéis para adquirir uma propriedade de luxo, além de ter repassado altas quantias a uma obra de caridade administrada pelo seu irmão.

        Entre 2021 e 2023, Becciu enfrentou uma série de julgamentos e acabou condenado a cinco anos e meio de prisão. Antes da sentença, o líder religioso já havia renunciado aos cargos que ocupava na Igreja, com a aprovação do Papa Francisco. Embora tenha mantido o título de cardeal, ele perdeu o direito de participar de um futuro Conclave.

        Polêmica no Conclave

        Agora, com a morte do Papa Francisco, Becciu contesta a renúncia aprovada pelo antigo pontífice e afirma que pretende participar do próximo Conclave. Em entrevista ao jornal italiano L’Union Sarda, o cardeal afirmou que proibição nunca foi formalizada por escrito e a lista de nomes do Vaticano era apenas uma formalidade.

        “Ao convocar-me para o último consistório, o papa reconheceu as minhas prerrogativas cardinalícias, na medida em que não houve nenhuma vontade explícita de me excluir do conclave, nem houve qualquer pedido explícito por escrito de minha renúncia. A lista publicada pela Santa Sé não tem qualquer valor e deve ser considerada como tal”, afirmou.

        Além disso, Angelo Becciu continua recorrendo da sentença de prisão e reafirma sua inocência no caso de extorsão. Até o momento, o Vaticano não se pronunciou sobre a intenção do cardeal de participar da eleição papal – e, quem sabe, até disputar o posto de novo Papa, caso esteja presente no Conclave – que deve ter início em até 20 dias.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter