STF autoriza Jair Bolsonaro a receber visitas da família sem aviso prévio Ex-atriz da Globo é despejada de imóvel em São Paulo por dívida do ex-marido Em protesto, Magno Malta se acorrenta à mesa diretora do Senado: “Só sairei com solução concreta”
STF autoriza Jair Bolsonaro a receber visitas da família sem aviso prévio Ex-atriz da Globo é despejada de imóvel em São Paulo por dívida do ex-marido Em protesto, Magno Malta se acorrenta à mesa diretora do Senado: “Só sairei com solução concreta”

Haddad confirma reunião com secretário do Tesouro dos EUA para discutir tarifaço

Ministro da Fazenda vai se reunir virtualmente com Scott Bessent em 13 de agosto

Whatsapp telegram facebook twitter

          O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que se reunirá virtualmente com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, no dia 13 de agosto. A conversa, segundo o ministro, tem como objetivo discutir a recente decisão do governo norte-americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA.

          O encontro foi oficializado por meio de um e-mail da equipe de Bessent, recebido nesta quarta-feira (6/8). “Já temos data e hora marcadas. A reunião está confirmada”, disse Haddad a jornalistas.

          Veja as fotos

          Reprodução: Agência Brasil
          Haddad elogia decisão do STF sobre IOF e diz que medida fortalece instituiçõesReprodução: Agência Brasil
          Foto: Wilton Júnior/Estadão
          Presidente Lula e Ministro da Fazenda, Fernando HaddadFoto: Wilton Júnior/Estadão
          Reprodução: Redes Sociais
          Fernando HaddadReprodução: Redes Sociais
          Reprodução
          Fernando Haddad fala em coletiva de imprensa sobre a mudança no IOFReprodução
          Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
          Haddad durante discurso na USP nesta sexta-feira (27/6)Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

          Essa será a segunda conversa entre os dois. A primeira ocorreu em maio, durante visita oficial de Haddad à Califórnia. Na ocasião, o secretário norte-americano teria reconhecido que sobretaxar parceiros comerciais com déficit na balança comercial, como é o caso do Brasil, é uma “anomalia”, conforme relatado pelo ministro.

          Reação brasileira

          Diante da medida, classificada como parte de um pacote protecionista do presidente Donald Trump, o governo brasileiro elaborou um plano de contingência. A proposta já foi concluída e, segundo Haddad, será submetida ainda hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

          O plano deve ser encaminhado ao Congresso em formato de medida provisória (MP), instrumento que permite aplicação imediata enquanto tramita no Legislativo. “Queremos abrir negociação, superar o desentendimento provocado por setores extremistas, e normalizar as relações”, afirmou Haddad.

          Nova rodada de conversas

          O ministro da Fazenda também sinalizou a possibilidade de um encontro presencial com Scott Bessent após a videoconferência da próxima semana. A depender do andamento das conversas, essa nova reunião pode ocorrer ainda neste mês.

          O tarifaço de 50% começou a valer nesta quarta-feira (6/8)  e atinge boa parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos. A resposta do Brasil, segundo Haddad, será baseada nos princípios da soberania nacional e da legislação vigente.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter