Após vídeo de Felca, Câmara debate 35 projetos sobre exploração infantil De calcinha e peruca, novo flagra mostra detalhes da ação do pastor Zé Vaqueiro reage a fake news e defende esposa de acusação de traição Audiência de custódia de suspeito de matar gari em MG ocorre nesta quarta
Após vídeo de Felca, Câmara debate 35 projetos sobre exploração infantil De calcinha e peruca, novo flagra mostra detalhes da ação do pastor Zé Vaqueiro reage a fake news e defende esposa de acusação de traição Audiência de custódia de suspeito de matar gari em MG ocorre nesta quarta

Lula promete enviar ao Congresso projeto que regula big techs após denúncia de Felca

Proposta está em análise há dois meses na Casa Civil e foi acelerada depois do vídeo viral do influenciador digital

Whatsapp telegram facebook twitter

          Após a intensa repercussão do vídeo publicado pelo influenciador digital Felca denunciando a sexualização e a adultização de crianças nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que, nesta quarta-feira (13/8), terá em mãos a versão final do projeto de lei que pretende regulamentar as plataformas digitais no Brasil. A medida, que está há dois meses em análise na Casa Civil, deve ser enviada ao Congresso Nacional ainda nesta semana.

          O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reforçou que “regular as redes sociais é questão de segurança” e afirmou que a proposta será uma resposta à crescente preocupação com crimes virtuais que atingem especialmente crianças e adolescentes. O ministro citou o vídeo de Felca como exemplo da gravidade do problema. Segundo Costa, a denúncia pode motivar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar o caso.

          Veja as fotos

          Reprodução: Internet
          Lula e Rui CostaReprodução: Internet
          Reprodução: Canal Gov
          "Vou ter a gentileza de ligar para o Trump", declara Lula sobre a COP30Reprodução: Canal Gov
          Reprodução: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
          Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Reprodução: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
          Foto: Reprodução/Felca
          Felca vence processor judiciais contra redes sociais e entra com ação contra mais de 200 perfisFoto: Reprodução/Felca
          Reprodução: Redes Sociais
          Felca e Hytalo SantosReprodução: Redes Sociais

          Em entrevista à rádio Alvorada FM, Rui Costa criticou o lucro bilionário de empresas de tecnologia “às custas da integridade física e psicológica das pessoas” e defendeu que a legislação puna não apenas quem produz conteúdos ilegais, mas também quem facilita sua circulação.

          Na noite de terça-feira (12/8), Lula também falou sobre o assunto em entrevista à rádio BandNews. O presidente disse que a resistência à regulamentação vem, em grande parte, de pessoas que lucram com a ausência de regras. “O crime, que é crime na vida normal, tem que ser crime na vida digital. Não tem porquê ser diferente”, afirmou.

          O petista relembrou um episódio envolvendo a primeira-dama, Janja, que, durante um encontro com o presidente da China, Xi Jinping, mencionou a necessidade de regulamentar redes sociais como o TikTok. À época, o comentário gerou críticas, mas Lula disse que a posição dela estava correta. “Naquele momento, ela foi atacada, mas agora está provado que tinha razão. Amanhã, o texto final estará aprovado e seguirá para o Congresso”, declarou.

          Entre os pontos discutidos pela equipe do governo estão a proteção de grupos vulneráveis, a retirada de conteúdos ilegais, o combate a discursos de ódio e a desinformação em massa. Um dos impasses ainda é decidir qual órgão será responsável pela fiscalização. As opções incluem a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

          O debate ganhou força após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que ampliaram as obrigações das plataformas digitais, declarando parcialmente inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet. A Corte concluiu que o texto atual não oferece proteção suficiente aos direitos fundamentais e apelou ao Congresso para criar uma legislação mais detalhada.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter