Após vídeo de Felca, Câmara debate 35 projetos sobre exploração infantil Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma, é preso em operação contra esquema bilionário de propina Diretor da Fast Shop é um dos presos em operação que investiga esquema bilionário
Após vídeo de Felca, Câmara debate 35 projetos sobre exploração infantil Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma, é preso em operação contra esquema bilionário de propina Diretor da Fast Shop é um dos presos em operação que investiga esquema bilionário

Pesquisa revela divisão dos brasileiros sobre retaliação à tarifa de 50% dos EUA

Quase metade dos brasileiros apoia retaliação comercial ao aumento tarifário dos Estados Unidos

Whatsapp telegram facebook twitter

          Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (12/8) pelo instituto Ipsos-Ipec mostra que o Brasil está dividido sobre a forma de reagir ao aumento tarifário de 50% aplicado pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Para 49% dos entrevistados, a resposta ideal seria retribuir com tarifas semelhantes sobre os produtos americanos. Já 43% discordam dessa retaliação na mesma medida.

          O levantamento foi realizado entre 1º e 5 de agosto, pouco antes do tarifaço entrar em vigor, com 2 mil entrevistas em 132 cidades do país, e margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

          Veja as fotos

          Reprodução/Canal Gov
          Quem deveria ter impeachment são esses deputados e senadores, diz Lula ao defender MoraesReprodução/Canal Gov
          Reprodução: YouTube
          Donald TrumpReprodução: YouTube
          Reprodução / Record e Agência Brasil
          Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da SilvaReprodução / Record e Agência Brasil
          Internet Reprodução
          Internet Reprodução
          Foto: Brendan Smialowski/AFP
          Donald TrumpFoto: Brendan Smialowski/AFP

          Quem quer responder com tarifas altas?

          Entre os que acham que o Brasil deve retaliar os EUA, a maior parte são eleitores do presidente Lula (61%). Também há mais apoio entre jovens de 16 a 24 anos (55%), moradores do Norte e Centro-Oeste (58%), mulheres (51%) e pessoas com ensino superior (53%).

          Quem discorda da retaliação?

          Já os que não querem que o Brasil aplique tarifas altas são, em maior parte, eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (56%), moradores do Sul do país (52%), pessoas que moram na periferia (52%) e evangélicos (50%).

          Motivo político ou comercial?

          A maioria dos brasileiros (75%) acredita que essa cobrança de taxa dos Estados Unidos tem mais a ver com política do que com comércio. Apenas 12% acham que é uma questão comercial, e 5% veem os dois motivos juntos. Outros 8% não souberam responder.

          Imagem dos Estados Unidos piora entre os brasileiros

          Antes da cobrança da taxa, quase metade dos entrevistados (48%) tinham uma boa opinião dos Estados Unidos. Depois do tarifaço, 38% disseram que passaram a ter uma imagem pior do país. Apenas 6% afirmaram que a imagem melhorou.

          Brasil deve buscar novos parceiros?

          A pesquisa também mostrou que 68% das pessoas acham que o Brasil deve buscar mais acordos comerciais com outros países, como a China e a União Europeia, para diminuir os impactos da taxa dos EUA.

          Risco de isolamento do Brasil

          Por fim, 60% dos entrevistados acreditam que esse conflito com os Estados Unidos pode fazer o Brasil ficar mais isolado no cenário internacional. Outros 32% não acreditam que isso vá acontecer.

           

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter