Carcaças de animais de alto risco sanitário trazidos da Nigéria são apreendidas em aeroporto de SP
Carcaças de ratos, morcegos e cobras estavam na intercepção realizada no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu mais de 130 carcaças de animais consideradas de alto risco sanitário, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O material estava sendo transportado por um homem proveniente da Nigéria, no último dia 6 de agosto.
Os agentes da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) interceptaram o passageiro no aeroporto, logo quando ele chegou ao Brasil. Em um comunicado, emitido pelo Mapa foi informado que foram interceptados 46 kg de carcaças.
Veja as fotos
“Estes materiais podem carregar vírus e patógenos perigosos, como raiva, gripe aviária, ebola, entre outros. Além do risco à saúde humana e animal, representam ameaça à fauna silvestre e à biodiversidade brasileira”, disseram na nota.
As carcaças encontradas eram dos seguintes animais:
- 53 ratos empalhados;
- 20 pássaros diversos;
- 19 cobras;
- 12 morcegos;
- nove cabeças de gavião e uma de calau;
- seis cabeças de bagre;
- cinco cabeças de papagaio;
- quatro cabeças de primata;
- e três cabeças de canídeos (família que engloba cães e lobos).
O Ministério da Agricultura e Pecuária reforçou que o transporte de produtos de origem animal ou vegetal sem autorização prévia da pasta é proibido e está sujeito à apreensão.
No último dia 7 de agosto também foram realizadas outras intercepções de alto risco sanitário provenientes da Nigéria. Cerca de 120 kg de vegetais, artigos de madeira bruta, conchas, peixes, ratos, couro e aves foram destruídos conforme autoriza a legislação vigente.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.