Conversas vazadas entre amante e Payet revelam ciúmes do jogador com Paulinho Supremo forma maioria para condenar mulher que pichou estátua “A Justiça” com batom Aeroporto Internacional do Rio prepara ações especiais para show de Lady Gaga
Conversas vazadas entre amante e Payet revelam ciúmes do jogador com Paulinho Supremo forma maioria para condenar mulher que pichou estátua “A Justiça” com batom Aeroporto Internacional do Rio prepara ações especiais para show de Lady Gaga

Emilia Pérez: filme concorrente de Ainda Estou Aqui gera revolta na comunidade latina

Longa que trata sobre a relação entre uma advogada e uma chefe de cartel de drogas transsexual gerou polêmica por uma visão estereotipa do México e falta de representatividade

Whatsapp telegram facebook twitter

          A conquista do Globo de Ouro de Fernanda Torres no último domingo (5/01) emocionou a todo um país. No entanto, uma pequena decepção “manchou” um pouco a noite: a derrota de “Ainda Estou Aqui”, longa estrelado pela filha de Fernanda Montenegro, na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. O drama dirigido por Walter Salles foi derrotado pela produção em língua espanhol “Emilia Pérez”, um musical ambientado no México que narra a trajetória de Rita, uma advogada vivida pela atriz Zoe Saldaña, que ajuda uma chefe de cartel de drogas transsexual, Emila Pérez (Karla Sofía Gascón) a fugir das autoridades. No entanto, a derrota causou polêmica, uma vez que o filme vitorioso é envolto em polêmicas.

          Veja as fotos

          Reprodução: Netflix
          Emilia PérezReprodução: Netflix
          Reprodução
          Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"Reprodução
          Reprodução: Netflix
          Reprodução: Netflix
          Divulgação: Sony Pictures
          Foto que está no cartaz promocional do filmeDivulgação: Sony Pictures

          E os mexicanos?

          Dentre as polêmicas está o fato de que “Emilia Pérez”, apesar de ambientado no México e ser todo em língua espanhola, tem poucos mexicanos e latinos em sua produção. A direção e roteiro são de responsabilidade do francês Jacques Audiard. Dentre os personagens do filme, apenas Epífania é interpretada por uma mexicana, sob tutela da atriz Adriana Paz, que desempenha um papel secundário no longa. Emilia Pérez, que dá nome ao filme, é interpretada pela espanhola Karla Sofía Gascón, além das americanas Zoe Saldaña e Selena Gomez.

          Outro fato que aborreceu mexicanos foi o fato de filme ter sido gravado em Paris, na França, país-natal do diretor do longa. Em recente entrevista, Jacques Audiard afirmou que não estudou a cultura mexicana a fundo: “Eu meio que já sabia o que tinha que entender. Foram mais como detalhes e viemos aqui no México para ver atores, para ver lugares e decorações”

          Estereótipos a cultura do México e representatividade trans e espanhol ruim de Selena Gomez

          Outro fator que incomodou mexicanos foi uma visão supostamente estereotipada da cultura mexicana, ligando o país apenas a cartéis de drogas. O filme também foi duramente criticado pela Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação) que afirmou que o longa “não é uma boa representação trans”.

          Outro fator que gerou críticas foi o espanhol ruim de Selena Gomez. Um dos críticos foi o renomado diretor e ator mexicano Eugenio Derbez, que afirmou em um podcast que a artista está “indefensável” no longa.

          Em sua defesa, Gomez disse não ter tido muito tempo para se preparar para o filme: “Eu entendo de onde isso vem. Sinto muito por ter feito o melhor que pude com o tempo que me foi dado. Isso não diminui quanto trabalhei e coloquei o coração nesse filme”.

          Ainda assim, premiado

          Mesmo com as críticas, o filme foi um dos principais premiados no Globo de Ouro, levando 4 prêmios: Melhor Filme em Língua Não-Inglesa; Melhor Filme de Musical e/ou Comédia; Melhor Canção Original (El Mal); Melhor Atriz Coadjuvante em Filme (Zoe Saldaña).

          A produção de Jacques Audiard também é bem cotado em outras premiações, podendo, até mesmo, vencer como melhor filme do ano no Oscar. A crítica especializada, apesar das polêmicas, avalia bem o filme.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter