Cristiano Ronaldo e Messi ficam de fora do prêmio Bola de Ouro pela 1ª vez em 21 anos
A era “CR7 x Messi” já está acabando aos poucos tem um tempo e nesta quarta (4/9), veio mais um indício do final desses tempos
A Revista France Football anunciou os 30 jogadores que irão concorrer ao prêmio de melhor atleta da última temporada e, entre alguns destaques, como Vini Jr. e Bellingham, a falta de dois nomes surpreende: Cristiano Ronaldo e Messi, pela primeira vez em 20 anos, não irão disputar o prêmio.
O astro português, atualmente no Al-Nassr, da Arábia Saudita, faturou o prêmio em cinco oportunidades, sendo indicado pela primeira vez em 2004 – depois disso a Bola de Ouro sempre contou com CR7 ou Messi.
O argentino, atualmente defende o Inter Miami e, curiosamente, é o atual vencedor do prêmio, em uma premiação considerada polêmica. São oito taças para Messi, o maior ganhador da Bola de Ouro, e que desde 2005 não ficava de fora dos indicados.
Veja as fotos
Nova era
Apesar de Messi ser o atual vencedor da Bola de Ouro, o argentino já não é um protagonista do futebol mundial desde que chegou ao Inter Miami, no ano passado. O clube, que disputa a Major League Soccer (Liga estadunidense), tem alçado voos baixos e o argentino ainda teve de conviver com as lesões – inclusive, está tratando de uma lesão nos ligamentos do tornozelo direito.
Cristiano Ronaldo é outro que deixou o grande palco do futebol mundial, que é a Europa, e apostou em uma liga alternativa, no caso a Arábia Saudita. O astro português é atacante do Al-Nassr desde 2023, onde marcou 62 gols em 68 jogos disputados.
Os favoritos ao prêmio deste ano, por outro lado, são justamente os atletas que vão ocupando os “cargos” deixados por Cristiano Ronaldo e Messi como grandes protagonistas do futebol mundial.
Novo dono da camisa 7 que já foi de CR7 no Real Madrid, Vinícius Júnior, de 24 anos, desponta como nome forte, bem como outro astro do time madrilenho, o inglês Bellingham, de apenas 21 anos.
No Manchester City, o inglês Foden, de 24 anos, e o espanhol Rodri, são também considerados postulantes ao prêmio. Outro nome que corre por fora já é um pouco mais experiente, o atacante Harry Kane, de 31 anos, que atua no Bayern de Munique. Além disso, não dá para esquecer Mbappe, ainda jovem também, aos 25 anos, mas um já experiente atleta com um título e vice da Copa do Mundo.
A grande diferença, talvez, seja o número de postulantes e a dúvida que paira sobre vários deles. Dos nomes apontados, sem dúvidas há quem defenda um ano melhor para o brasileiro Vini Jr., mas também quem aponte Bellingham, ou Foden, ou Rodri…E por aí vai.
Na “era” CR7 x Messi, a certeza que pairava no ar era que a briga para decidir quem seria o melhor atleta do ano estaria necessariamente concentrada nos dois.
Essa “certeza” levou a vários questionamentos também, como a Bola de Ouro de 2013 vencida por Cristiano Ronaldo, que muitos garantem ser de Ribery, ou de três anos antes, que o holandês Sneijder era apontado como o grande merecedor, mas Messi levou. Mas um fato é indiscutível: o português e o argentino eram diferentes, verdadeiros protagonistas do futebol mundial.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.