Além da tarifa, Trump agora ameaça o Pix; entenda o novo conflito com o Brasil Em carta aos EUA, Alckmin critica tarifas de Trump e pede negociação urgente Taxação de Trump: Alckmin recebe apoio de Motta e Alcolumbre após reunião
Além da tarifa, Trump agora ameaça o Pix; entenda o novo conflito com o Brasil Em carta aos EUA, Alckmin critica tarifas de Trump e pede negociação urgente Taxação de Trump: Alckmin recebe apoio de Motta e Alcolumbre após reunião

Disputa por comissão com empresa de Xabi Alonso coloca Palmeiras em impasse judicial

Justiça mantém ordem para que clube exiba documentos de transferências de Yan Matheus; contrato firmado em 2018 prevê pagamento de comissão mesmo sem intermediação

Whatsapp telegram facebook twitter

          A Justiça de São Paulo manteve a decisão que obriga o Palmeiras a apresentar documentos relativos às negociações internacionais do atacante Yan Matheus. A ação foi movida pela empresa espanhola Idub Servicios Deportivos, representada pelo empresário Pedro Uralde Hernáez, que também atua como agente de diversos profissionais espanhóis, entre eles o técnico Xabi Alonso, atualmente no Real Madrid. A informação foi inicialmente publicada pela ESPN e confirmada pelo portal LeoDias após acesso direto ao processo judicial.

          Contrato prevê comissões mesmo sem intermediação

          Segundo os documentos, o Palmeiras firmou dois contratos com a Idub em 2018: um Instrumento Particular de Compromisso de Pagamento de Comissão e um Termo de Garantia. Os dois previam o pagamento de comissão por futuras transferências do atleta, independentemente da participação ativa da empresa.

          Veja as fotos

          Palmeiras provocou o Corinthians nas redes sociais, após "camisa verde" em visita de clube da NFL (Reprodução)
          Palmeiras provocou o Corinthians nas redes sociais, após "camisa verde" em visita de clube da NFL (Reprodução)
          Reprodução
          Reprodução
          Reprodução
          Reprodução

          A cláusula expressa: “10% (dez por cento) do valor da negociação, quando esta for intermediada pela IDUB; e 5% (cinco por cento) do valor da negociação, quando esta NÃO for intermediada pela IDUB”.

          Ainda segundo a empresa, a IDUB desempenhou papel determinante para que o Palmeiras profissionalizasse o atleta Yan Matheus, então oriundo do Esporte Clube Vitória, mesmo que o jogador nunca tenha atuado pela equipe principal.

          Palmeiras resiste, mas Justiça determina exibição de documentos

          O Palmeiras contestou a cobrança e se recusou a apresentar os contratos referentes à venda de Yan ao Moreirense, de Portugal, e, depois, ao Yokohama Marinos, do Japão — operação estimada em 1,5 milhão de euros. O clube alegou “cláusulas de confidencialidade” para justificar o não compartilhamento dos documentos.

          Entretanto, a Justiça rejeitou esse argumento. Segundo o acórdão da 31ª Câmara de Direito Privado, relatado pelo desembargador Adilson de Araujo, o sigilo contratual “não obsta o dever de exibição da documentação, especialmente quando se trata de prova de regularidade de vínculo contratual e obrigação de pagamento”.

          A decisão também menciona que: “A pretensão de ver a documentação negada com base em cláusula de confidencialidade contratual (…) não subsiste frente à necessidade de aferição do cumprimento das obrigações convencionadas”.

          Sentença mantida e novo recurso do clube

          O recurso do Palmeiras foi negado, e a obrigação de exibição de documentos permanece válida. A decisão foi assinada em 18 de março de 2025. A defesa do clube, no entanto, ingressou com novo recurso especial, que ainda será analisado.

          A sentença original havia sido proferida em junho de 2023, com base nos artigos 396 e 397 do Código de Processo Civil, que tratam da exibição de documentos. A nova decisão reforça que, caso o clube não cumpra a determinação, poderão ser aplicadas medidas coercitivas e multa.

          Posição do clube

          Em posição divulgada à ESPN, o Palmeiras informou que não irá comentar o processo.

          Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Tags:
          Whatsapp telegram facebook twitter