Lula: democracias devem se unir contra extremismo e desinformação
Em evento com líderes internacionais no Chile, presidente brasileiro defende cooperação contra retrocessos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (21/7) de uma cúpula internacional sobre democracia, realizada em Santiago, no Chile. O encontro, promovido pelo presidente chileno, Gabriel Boric, reuniu chefes de Estado como Gustavo Petro, da Colômbia, Pedro Sánchez, da Espanha, e Luis Lacalle Pou, do Uruguai, com o objetivo de discutir formas de fortalecer a governança democrática diante de ameaças crescentes como o extremismo político, a desinformação e a desigualdade social.
Durante seu discurso, Lula destacou a necessidade de uma atuação conjunta entre os países latino-americanos e europeus para conter o avanço de forças extremistas que, segundo ele, tentam reeditar práticas autoritárias e intervencionistas, colocando em risco instituições democráticas consolidadas. O presidente brasileiro alertou para o impacto da desinformação e do uso irresponsável de tecnologias digitais, defendendo a criação de mecanismos internacionais que garantam uma governança mais ética das plataformas e algoritmos.
Veja as fotos
A defesa do multilateralismo e da cooperação entre os países foi outro ponto central das falas dos líderes presentes. Para Lula, o enfrentamento das ameaças à democracia exige uma ação coordenada que vá além dos discursos, incluindo medidas concretas para reduzir a desigualdade que, segundo ele, é terreno fértil para a ascensão de discursos radicais.
Segundo o Itamaraty, o encontro terá uma segunda etapa dedicada ao diálogo com representantes da sociedade civil, pesquisadores e acadêmicos. A proposta é ampliar o debate sobre os desafios contemporâneos à democracia e preparar o terreno para uma nova reunião prevista para setembro, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.