PSOL protocola novo pedido de impeachment de Tarcísio por apoio a medidas de Trump
Bancada do PSOL acusa governador de agir contra a soberania nacional e o Judiciário brasileiro

A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) protocolou, nesta segunda-feira (21/7), um novo pedido de impeachment contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O documento acusa o chefe do Executivo paulista de apoiar ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente norte-americano Donald Trump que, segundo os deputados, violam princípios constitucionais brasileiros.
No texto, os parlamentares afirmam que Tarcísio teria atuado para viabilizar a saída de Bolsonaro do Brasil e endossado as tarifas impostas por Trump a produtos brasileiros, que ficaram conhecidas como “tarifaço”. Essas atitudes, segundo a bancada do PSOL, configurariam crimes contra a segurança interna, o Estado Democrático de Direito, a soberania nacional e o cumprimento de decisões do Judiciário.
Veja as fotos
“Um agente público que colabora com a fragilização da economia nacional e com pressões internacionais contra o país não pode permanecer no cargo sem responsabilização”, diz trecho do pedido.
O documento também aponta que há mais do que uma afinidade ideológica com o ex-presidente dos EUA. Os deputados destacam o uso público de símbolos da campanha trumpista, como o boné “Make America Great Again”, usado por Tarcísio em uma postagem durante a posse de Trump, em janeiro. Para o PSOL, manifestações como essa demonstram apoio a um governo estrangeiro considerado hostil e são incompatíveis com o dever constitucional de preservar os interesses do Brasil.
Ainda no texto, Tarcísio teria atuado em articulação com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para viabilizar a permanência de Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, à revelia de decisões judiciais.
Esse é o terceiro pedido de impeachment contra Tarcísio protocolado na Alesp somente em 2025. No dia 9 de julho, a deputada estadual Ediane Maria (PSOL), uma das autoras do documento desta semana, já havia apresentado outra solicitação de afastamento, criticando uma postagem do governador contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mesmo dia em que Trump anunciou as novas tarifas.
Em março, um pedido coletivo de impeachment também foi apresentado por 110 organizações da sociedade civil e parlamentares. Na ocasião, a motivação foi o número de mortes causadas por policiais militares em serviço, apontadas por um levantamento do Instituto Sou da Paz.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.